CCBB recebe mostra de cinema em homenagem a Martin Scorsese

A seleção de 33 produções permanece em cartaz no cinema do local de 12 de fevereiro a 10 de março

Rafaela Benez
Compartilhar notícia

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília recebe a mostra de cinema Scorsese, em homenagem ao cineasta Martin Scorsese, um dos maiores e mais influentes realizadores contemporâneos.

A seleção de 33 produções – entre documentários, longas e curtas-metragens para cinema e televisão – permanece em cartaz no Cinema do CCBB de 12 de fevereiro a 10 de março. A programação conta ainda com debate sobre a trajetória do cineasta, curso ministrado pela crítica Cecília Barroso e uma sessão inclusiva do filme Touro Indomável.

Na programação, a retrospectiva exibirá 25 longas-metragens de ficção, desde o filme de estreia do diretor, Quem Bate à Minha Porta? (I Call First, 1967), com o ator Harvey Keitel e a montadora Thelma Schoonmaker, até Silêncio (Silence, 2016). Clássicos, como Taxi Driver (1976), Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990) e Os Infiltrados (The Departed, 2006), ganham espaço na seleção. Serão exibidos também três documentários e quatro curtas-metragens, como The Big Shave (1967).

“Martin Scorsese é sem dúvida um dos maiores diretores de cinema vivos no mundo. Sempre nos espantou o fato de nunca ter sido realizada nenhuma mostra sobre sua obra no Brasil. A retrospectiva é uma forma de quitar essa dívida, exibindo pela primeira vez uma rica seleção de seus filmes. Esperamos com isso revelar ao público brasileiro a grandiosidade deste grande cineasta e cinéfilo que tanto fez e ainda faz pelo cinema mundial”, comentam os curadores José de Aguiar e Marina Pessanha.

Além disso, será distribuído ao público da mostra – por meio do cartão fidelidade do CCBB Brasília – um catálogo produzido especialmente para a retrospectiva, com fotos, fichas técnicas, filmografia, textos críticos inéditos e clássicos de publicações nacionais e estrangeiras. A obra pode ser retirada na bilheteria do local.

A programação poderá ser acessada em fevereiro, pelo site do CCBB Brasília.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile