O Grupo da América Latina e o Caribe (Grulac) realizará a 5° edição da Mostra de Cinema Latino-americano e Caribenho, a partir desta quinta-feira (4/8). O evento ficará até 13 de agosto. Serão exibidos 19 filmes no Cine Brasília com entrada franca.
O filme de abertura é Como Água para Chocolate (1992) do México, que é baseado no livro de mesmo nome da escritora e nova embaixadora do México no Brasil, Laura Esquivel. O longa-metragem venceu nas categorias de melhor atriz (Lumi Cavazos) e melhor atriz coadjuvante (Claudette Maillé) no festival de Gramado em 1993.
A mostra de cinema do Grulac busca trazer uma experiência única para aqueles que estejam interessados em conhecer a cultura dos países vizinhos, dando visibilidade ao trabalho de cineastas latino-americanos e caribenhos.
1/8Este ano, o evento comemora Brasília como a Capital Ibero-Americana das Culturas. As seções culturais das Embaixadas da América Latina e do Caribe participam da organização desta exposição.
A programação conta com 18 países incluindo Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El salvador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Além dos convidados especiais deste ano: Espanha e Portugal.