Aos 15 anos, atriz Nikita Waligwa morre em decorrência de câncer

A jovem lutava contra a doença desde 2016 e trabalhou no filme Rainha de Katwe ao lado de Lupita Nyong’o e David Oyelowo

Nikita Pearl Waligwa morreu, aos 15 anos, após lutar contra um diagnóstico de câncer cerebral. A atriz trabalhou no filme Rainha de Katwe, produzido pela Disney, ao lado da vencedora do Oscar Lupita Nyong’o e do ator David Oyelowo.

A jovem lutava contra a doença desde 2016 e não conseguiu seguir a carreira. A diretora do longa da Disney, Mira Nair, chegou a criar uma campanha para levantar fundos para o tratamento de Nikita. A menina realizava os procedimentos na Índia, pois seus médicos em Uganda não tinham recursos e tecnologia para combater o tumor.

Lupita publicou uma homenagem à colega de cena no Instagram e descreveu como uma menina doce e talentosa. “Meus pensamentos e orações estão com a família dela e a comunidade onde vivia. Que ela descanse em paz”, escreveu a atriz. Oyelowo também se manifestou nas redes sociais. “Assistir a sua batalha contra um câncer no cérebro me deixou muito mais humilde”, postou.

No filme, ela interpretou a menina Gloria, amiga da protagonista que lhe explica regras do xadrez – ela se torna uma expoente da modalidade saída de uma comunidade carente de Uganda.