metropoles.com

Artista usa estética futurista para recriar paisagem de Brasília

Conheça o Brasília Retrofuturista, que através de colagens digitais imagina a capital sendo visitada por seres de outras dimensões

atualizado

Compartilhar notícia

Brasília Retrofuturista
1 de 1 Brasília Retrofuturista - Foto: null

Unindo a modernidade da capital com o ideal futurista dos filmes das décadas de 1950 e 1960, o designer Thiago Freitas busca reimaginar os principais cenários da cidade com visitantes de outras dimensões. Foi assim, que entre um intervalo e outro do trabalho, o projeto Brasília Retrofuturista nasceu – há cerca de três anos.

O designer conta que sempre achou a cidade muito parecida com as vistas em filmes de ficção científica, e nos momentos em que ficava ocioso no trabalho, passou a fazer colagens digitais mesclando os elementos futuristas e imagens do período da construção de Brasília.

“Comecei a fazer pesquisas no arquivo público do DF, de 1955 até 1970 – época que a cidade ainda estava sendo construída. Brasília é um espaço urbano único no mundo e esse período da construção casa ainda mais com a ideia de adicionar personagens de filmes antigos”, lembra Freitas.

Incentivado por amigos designers e artistas plásticos, Thiago idealizou uma Brasília sendo visitada por seres espaciais gigantes, que usavam a cidade para brincar e fazer experimentos, como pontapé para o perfil no Instagram. Entre os ETs, alguns fazem parte de filmes clássicos dos anos 1960 e 1970, como o gigante Godzilla e a cena clássica de Cantando na Chuva, que passou a integrar a paisagem da Torre de TV.

Para o ano que a capital completa 60 anos, o artista vai levar suas obras para fora das telas dos celulares. “Como as colagens falam do espaço urbano, pretendo fazer algumas ocupações pela cidade, através de lambe-lambes. Principalmente no Plano Piloto, para que as pessoas possam passar por ali e consumir do projeto”, diz.

0

A página na rede social vai sendo alimentada de acordo com as montagens feitas pelo designer. Ele explica que o hobbie é uma maneira de aprimorar sua criatividade e prefere não se cobrar para manter uma periodicidade com as postagens.

Os pedidos para que as artes fossem vendidas fizeram com que Thiago começasse a comercializar algumas delas em formato A3. Os modelos disponíveis, valor e pedidos podem ser feitos na página do Brasília Retrofuturista no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?