metropoles.com

Mostra reúne 10 fotógrafos brasileiros, com diferentes propostas, na Caixa

Cinquenta trabalhos de 10 fotógrafos brasileiros compõem a exposição “Novos Talentos: Fotografia Contemporânea no Brasil”, em cartaz na Caixa Cultural até 17 de janeiro. Alexandre Mury, Arthur Scovino, Berna Reale, Gustavo Speridião, Luiza Baldan, Matheus Rocha Pitta, Paulo Nazareth, Raphael Couto, Rodrigo Braga e Yuri Firmeza são os autores das obras, que revelam variadas visões,  linguagens e processos de […]

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Mury/Divulgação
1 de 1 Alexandre Mury/Divulgação - Foto: null

Cinquenta trabalhos de 10 fotógrafos brasileiros compõem a exposição “Novos Talentos: Fotografia Contemporânea no Brasil”, em cartaz na Caixa Cultural até 17 de janeiro. Alexandre Mury, Arthur Scovino, Berna Reale, Gustavo Speridião, Luiza Baldan, Matheus Rocha Pitta, Paulo Nazareth, Raphael Couto, Rodrigo Braga e Yuri Firmeza são os autores das obras, que revelam variadas visões,  linguagens e processos de criação.

“As obras apresentadas servem como um interessante panorama de visualização da produção da fotografia contemporânea nacional. A ideia da curadoria é tirar partido deste frescor em uma mostra que reúne as obras mais próximas ao espírito inquieto desses artistas, cada um na sua dimensão particular, sempre em incessante processo criativo”, explica a curadora Vanda Klabin..

Paulo Nazareth comparece com a série “Notícias da América”, produzida durante peregrinações a pé e de carona pelo continente americano. Berna Reale marca presença com série “Rosa Púrpura”, em que discute a violência contra a mulher com a colaboração de 50 jovens de Belém (PA).

Gustavo Speridião apresenta a série “Movimento – Ayotzinapa Vive!”, registro de manifestações e atritos em regiões urbanas do México e do Rio de Janeiro. Em suas imagens, Matheus Rocha Pitta mistura carnes vermelhas em um processo mimético com as areias escaldantes de Brasília.

Luiza Baldan cria contrapontos para os espaços solitários, onde a sensação de vazio, aliada ao silêncio, circula livremente em cenários ora intimistas, ora urbanos. Rodrigo Braga explora a parceria entre o homem e a natureza. Yuri Firmeza registra as ruínas da cidade histórica de Alcântara, primeira capital do Maranhão, na série “Ruínas”.

Já os artistas Alexandre Mury, Arthur Scovino e Raphael Couto utilizam o próprio corpo para suas práticas artísticas. Erotismo, rituais e mitologias estão presentes nas fotos de Scovino. Alexandre Mury representa os quatro elementos naturais – ar, água, fogo e terra – a partir de seu próprio corpo. E Couto explora as ações de metamorfose do corpo a partir de detalhes, fragmentos.

De 2/11 a 17 de janeiro, na Caixa Cultural – Galerias Piccola I e II (Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4, 3206-9448). Terça a domingo, das 9h às 21h. Não recomendada para menores de 16 anos.

Compartilhar notícia