metropoles.com

Zoo funcionará neste domingo (11/3) com apoio da PM e dos bombeiros

Parque abre após interrupção nas visitas em função da greve dos vigilantes

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Jardim Zoológico de Brasília
1 de 1 Jardim Zoológico de Brasília - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Zoológico de Brasília está funcionando neste domingo (11/3). A Secretaria de Meio Ambiente e a fundação que administra o espaço conseguiram apoio da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) para fazer a segurança do local e garantir a integridade dos animais.

O horário de funcionamento será de 8h30 às 17h. Os ingressos custam R$ 10 a inteira. Crianças de seis a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam R$5. Menores de cinco anos e pessoas com deficiência tem direito à gratuidade.

Na sexta-feira (9), o juiz de direito da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal, Carlos Frederico Maroja de Medeiros, determinou a interdição do espaço enquanto a greve dos vigilantes perdurar. O magistrado acatou uma ação popular que trata da falta de segurança dos animais.

Segundo o juiz, a paralisação dos vigilantes poderia comprometer a segurança das espécies. “Além da proteção à fauna, os bens públicos devem ser adequadamente cuidados, o que por certo não se faz sem a presença de um quantitativo mínimo de agentes de segurança”, afirmou, na decisão.

O magistrado reiterou ainda que, além do risco de lesão irreparável aos animais aprisionados, a ausência de vigilantes no local gera “evidente perigo para os frequentadores, os quais não serão orientados sobre condutas inadequadas no local e protegidos contra eventuais acidentes”.

A greve dos vigilantes começou em 28 de fevereiro. A categoria reivindica reajuste de 7%, além de manutenção das cláusulas sociais, como seguro de vida e plano de saúde. De acordo com os trabalhadores, a paralisação só será encerrada caso as empresas aceitem a proposta imposta por eles, sem punir os que aderiram à mobilização.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?