metropoles.com

Vigas de aço usadas no Mané Garrincha vão escorar viaduto que caiu

Segundo a Novacap e o DER, ainda não dá para dizer se o que restou do viaduto será reconstruído ou demolido

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
viaduto, desabamento, eixão sul
1 de 1 viaduto, desabamento, eixão sul - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e da Novacap começaram a trabalhar no escoramento do viaduto que desabou sobre a Galeria dos Estados na última terça (6/2). Cerca de 72 vigas de aço que foram usadas na concretagem dos pilares do estádio Mané Garrincha durante a reconstrução, e estavam guardadas, estão sendo adaptadas para sustentar o que sobrou da estrutura.

O tamanho das vigas varia de 3,55cm a 3,75cm. Elas devem ser encaixadas embaixo das partes que ficaram inteiras. Segundo a Novacap, o processo será feito nas pontas do viaduto. Márcio Buzar, diretor do DER, disse que parte do material de escoramento já chegou ao local e o trabalho será feito primeiro na laje (parte próxima da onde desabou).

“Vamos estabilizar a estrutura e, depois, entraremos com o segundo escoramento ao redor para liberar a passagem, que é fundamental”, explicou nesta sexta-feira (9).

Segundo a Novacap e o DER, ainda não dá para dizer se o que restou do viaduto será reconstruído ou demolido. A decisão vai depender das analises das amostras que serão feitas na Universidade de Brasília (UnB). Os pilares de metal são temporários e o plano de escoramento definitivo só começa a ser elaborado depois dessa primeira etapa.

Sem as vigas temporárias, pesquisadores da UnB e do Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea) não conseguem colher as amostras necessárias que vão fundamentar o projeto.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) esteve no local nesta sexta para vistoriar as obras: “Vamos trabalhar muito duro durante o Carnaval para que, logo depois, possamos entregar o Eixão funcionando”. explicou.

Desvios para melhorar trânsito
Também durante o Carnaval haverá as obras dos desvios que vão garantir o fluxo de veículos no centro da capital. As alças vão permitir contornar a região e dar melhor fluidez. Desde que o viaduto desabou os motoristas enfrentam engarrafamentos gigantescos.

Equipes do DER e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) estiveram nas imediações do acidente na tarde desta quinta para fazer o levantamento topográfico e limpar a via. A ideia é que quando os desvios forem ativados, os veículos terão acesso mais rápido ao Eixão Sul, que está parcialmente interditado. A expectativa do GDF é de que antes do próximo dia 19 as alterações no trânsito estejam concluídas

De acordo com Márcio Buzar, serão quatro desvios, todos asfaltados, que cortarão a área central, ampliando as faixas já existentes. Essas novas vias serão construídas onde hoje há gramados (veja imagem abaixo).

Reprodução/DER

 

Ao fim dos trabalhos, novas pistas vão desviar o tráfego do Eixão Sul para os Eixinhos. As alças que vão ligá-los irão do Buraco do Tatu até a altura do Setor de Autarquias Sul, no sentido norte-sul, e o contrário, na direção inversa (sul-norte).

Perto do Buraco do Tatu, o governo vai alargar as vias que hoje conectam os Eixos L e W ao Eixão com duas novas faixas em cada alça. No outro ponto, na altura do Setor de Autarquias Sul, será necessário construir novas ligações em cada lado para unir Eixinhos e Eixão.

A estrutura despencou por volta das 11h50 da última terça-feira (6). Imediatamente, fotos e vídeos inundaram as redes sociais.

Veja vídeo do momento do desabamento:

 

Confira as fotos do dia do desabamento:

0
0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações