metropoles.com

Vídeo. Servidor do GDF usa viatura descaracterizada para fazer compras

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social instaurou sindicância. O agente policial de custódia ficará afastado até o fim das apurações

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
carro2
1 de 1 carro2 - Foto: Reprodução

Um servidor da Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) foi flagrado na sexta-feira (12/10) usando uma viatura descaracterizada do órgão para fazer compras. O vídeo, obtido pelo Metrópoles, mostra o agente policial de custódia vestindo camiseta, bermuda e chinelo. Com sacolas de supermercado nas mãos, ele segue em direção ao veículo oficial. O flagrante foi feito na CNB 7, em Taguatinga Norte.

A reportagem apurou que se trata de Paulo Afonso Coelho, atualmente lotado na Gerência de Fiscalização de Apenados da Coordenação Geral da Sesipe. Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP) confirmou se tratar do servidor e que o veículo nas imagens é uma viatura descaracterizada integrante da frota da subsecretaria.

“Será instaurada sindicância para apurar a conduta do servidor. Após a conclusão da apuração, caso seja confirmada a má conduta, ele poderá ser punido com suspensão de até 30 dias sem remuneração”, diz o texto. O agente será afastado durante a investigação.

A pasta explicou que as viaturas da Sesipe só devem ser utilizadas a serviço do poder público. Destacou que os automóveis da frota não podem ser mantidos em garagem particular. “A orientação é que, em caso de pernoite, devidamente justificado, o veículo seja estacionado em unidades prisionais, delegacias ou batalhões de polícia”. A reportagem não conseguiu contato com o funcionário.

Assista:

 

Outros casos
O episódio não é o primeiro no Distrito Federal. Em setembro deste ano, um homem foi flagrado usando carro oficial do GDF para distribuir material de campanha do então candidato ao Palácio do Buriti pelo DEM, deputado federal Alberto Fraga. O vídeo mostra o servidor pegando adesivos do parlamentar no banco de trás do veículo e entregando para uma mulher.

Por meio da assessoria de imprensa, Fraga confirmou tratar-se de um simpatizante, mas disse não ter relação com o fato. Na época, a Secretaria de Comunicação do DF informou que o servidor seria exonerado e responderia a processo administrativo. O governo também acionou o Ministério Público Eleitoral.

 

Em julho, durante o fim de semana, um homem em carro oficial do Governo do Distrito Federal foi flagrado abordando garotas de programa em uma área de prostituição do Setor de Indústrias de Taguatinga. As imagens foram feitas por uma motorista. O condutor do Fiat Mobi branco circulava com tranquilidade, escolhendo as prostitutas que iria abordar, sem se incomodar com a logomarca estampada no veículo.

Segundo a autora das fotos, ouvida pelo Metrópoles, o homem que estava no automóvel – lotado na frota do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) – parou o carro ao lado de uma mulher loira, que fazia ponto no local.

A reportagem apurou que o veículo é usado por funcionários do Núcleo de Limpeza de Taguatinga (Nutag), vinculado ao SLU. Procurada para falar sobre a denúncia, a assessoria de imprensa da autarquia informou que o caso chegou ao conhecimento da direção.

Foi determinada a abertura de um processo apuratório onde todas as circunstâncias serão analisadas. De acordo com o órgão, a escala de serviço do funcionário será checada, assim como o itinerário que o veículo deveria fazer.

Compartilhar notícia