Vídeo. Chuva forte derruba árvores e causa alagamentos no DF

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja, um dos mais altos da meteorologia, para os riscos que o temporal pode causar

A chuva forte atingiu diversos pontos do Distrito Federal na tarde deste domingo (10/10). Moradores da Asa Norte, Asa Sul, Sudoeste, Lago Norte, Lago Sul, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Guará, Planaltina, Sobradinho e Jardim Botânico registraram as pancadas.

Em alguns pontos, como na Asa Norte e em Águas Claras, a chuvas foram mais fortes. A tesourinha da 102/202 Norte, por exemplo, ficou alagada. A L2 Norte, na altura da 402, também alagou e uma árvore caiu na pista. A estação Central do Metrô foi tomada pela água.

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) registrou ainda um carro submerso na ligação da L2 Norte e Sul, próximo ao Setor de Autarquias. No veículo, além do condutor, tinham duas crianças. Quando a corporação chegou, a família já havia saído do veículo e estavam a salvo.

“Quando chegamos auxiliamos o condutor com a sinalização do local, assim como na retirada dos pertences”. A via foi interditada e permanece até que o risco de acidentes sejam extintos, segundo a corporação.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, um dos mais altos da meteorologia, para os riscos que o temporal pode causar.

Estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora. Os ventos serão intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora.

Segundo o Inmet, pode haver queda de granizo em algumas regiões. “Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, informa.

Até às 16h deste domingo, segundo o Inmet, choveu  39,9 milímetros da estação de medição do Plano Piloto e 24,2 milímetros no ponto localizado em Planaltina. A expectativa é que o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12/10) seja chuvoso.

No sábado (9/10), moradores de Águas Claras e de Taguatinga, registraram em vídeos a chegada da chuva.

Confira fotos da chuva no DF:
1/9
Chuva deixa diversos pontos da cidade alagados
Tesourinha da Asa Norte alagada
Carros encontraram dificuldades para passar por vias alagadas
Motoqueiros tiveram de improvisar para fugir de tesourinha cheia de água
Por conta das chuvas, árvore caiu na altura da 402 Norte
Bombeiros do DF atenderam chamado para tirar árvore do meio da L2 Norte, sentido Esplanada dos Ministérios
Nesta época, motoqueiros precisam redobrar atenção no trânsito
Carro enfrenta alagamento em Brasília
Desvios foram necessários para sair de locais alagados na Asa Norte
Próximos dias

A agência MetSul de Meteorologia, parceira do Metrópoles, indica que nos próximos dias  haverá chuva mais ampla e volumosa pelo Brasil.

“Sob a influência de um padrão atmosférico que favorece mais frentes frias e incursões de ar frio na América do Sul, a chuva promete ficar muito acima da média neste mês em diversas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil com acumulados que normalmente se observam no pico da estação chuvosa já em outubro em algumas localidades destas regiões”, destaca.

Inicialmente, o cenário de precipitação de curto prazo reflete esta tendência com acumulados elevados de chuva em parte da faixa central do Brasil.

Dicas para caso de urgência durante o temporal:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de acidente, procure ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).