metropoles.com

Vara da Infância e Juventude arrecada gibis para jovens infratores

Em pouco mais de um mês de campanha, foram reunidos cerca de 10 mil exemplares. Revistinhas serão distribuídas nas unidades de internação do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
doação de gibis
1 de 1 doação de gibis - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A leitura tem um papel essencial na vida das pessoas e, para os menores infratores do DF, pode ter uma função ainda mais importante: o de ajudar no caminho para a redenção. Com o objetivo de incentivar a leitura entre esses jovens, a Vara de Infância da Juventude do DF (VIJ-DF) decidiu arrecadar gibis para distribuir nas unidades de internação do Distrito Federal.

A ideia é criar interesse dos adolescentes pelos livros e, quem sabe, ajudá-los a sair da vida de crimes. Iniciada em abril, a “Campanha do Gibi” conseguiu, em pouco mais de um mês, arrecadar cerca de 10 mil exemplares, que poderão ser lidos pelos quase mil internos que ocupam as sete unidades de internação da capital.

O número de revistinhas reunidas superou a expectativa dos organizadores e se deve principalmente aos esforços de servidores dos fóruns do Tribunal de Justiça do DF e ao Colégio Logosófico de Brasília, que mobilizou pais e alunos para a ação. Na tarde desta segunda-feira (30/5), os estudantes da instituição entregaram os gibis arrecadados.

Michael Melo/Metrópoles
O estudante Felipe Costa, de 8 anos, espera que os gibis possam ajudar na recuperação dos menores infratores

Felipe Costa, de 8 anos, foi um dos alunos que arregaçou as mangas para poder amparar a outros. “Estou doando as histórias em quadrinhos para ajudar esses adolescentes a melhorar suas condutas”, afirma.

O projeto surgiu a partir de uma ideia do juiz Márcio da Silva Alexandre, da Vara Regional de Atos Infracionais da Infância e da Juventude. Em visitas às unidades de internação, o magistrado percebeu que os adolescentes gostavam de ler as histórias em quadrinhos e, então, sugeriu uma ação de arrecadação em conjunto com a Rede Solidária Anjos do Amanhã, que liga a VIJ-DF a ações sociais da sociedade.

De acordo com Flávia Fonteles, coordenadora da campanha, “o gibi, por ser uma leitura aparentemente mais simples, serve como chamariz para leituras mais complexas no futuro. Queremos aumentar o interesse desses jovens pelos livros, já que muitos deles costumavam viver nas ruas ou largaram os estudos”.

A maioria dos exemplares arrecadados vão para a Unidade de Internação Provisória de São Sebastião, para onde são encaminhados todos os menores infratores por um prazo de até 45 dias após a apreensão. O restante das revistinhas será distribuído entre as outras seis unidades de internação espalhadas pelo DF.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?