Vacinação contra gripe começa 2ª etapa nesta quinta. Veja locais

Forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, entre outros, integram grupo prioritário

atualizado 16/04/2020 10:33

Cerca de 73 mil doses de vacina contra gripe estão em unidades de saúde do Distrito Federal para a segunda fase da campanha. A nova etapa começa nesta quinta-feira (16/04), de acordo com a Secretaria de Saúde disponibiliza o serviço.

Veja lista das salas onde é oferecida a vacina:

Lista Salas de Vacinação Gr… by Leonardo Meireles on Scribd

O público prioritário, agora, mudou. Receberão a vacina profissionais das forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; motoristas de transporte coletivo; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais; pessoas privadas de liberdade; profissionais do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A etapa incluiria também os professores. Entretanto, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, seguida pela Secretaria de Saúde, eles serão contemplados a partir da terceira fase da iniciativa.

“Como as aulas não estão ocorrendo, devido às medidas de enfrentamento ao coronavírus e para evitar aglomerações, os professores serão atendidos na próxima fase, a partir de 9 de maio”, informou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Hage.

Assim, a partir do dia 9 de maio, os grupos prioritários serão, além dos professores, bebês de 6 meses a crianças de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência. A campanha continuará até 22 de maio.

Detran

Desde as 8h da manhã desta quinta, 48 agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) trabalham para apoiar o serviço de vacinação na Asa Sul, Asa Norte, Guará I e II, Taguatinga, Ceilândia, Águas Claras, Sobradinho, Paranoá, Gama e Núcleo Bandeirante.

São os postos de vacinação contra influenza que oferecem o serviço do tipo drive-thru. Se houver grande movimentação de pessoas e veículos em outros pontos, eles também serão chamado. A ideia é evitar que haja engarrafamentos e garantir mais segurança, tanto nas vias quanto em relação ao isolamento social.

Na primeira etapa da campanha contra a gripe, o Distrito Federal imunizou 339.260 pessoas, até o início da tarde desta segunda-feira (13/04). Do total de pessoas do público-alvo vacinadas, 261.651 são idosos, chegando a 128,49% da meta proposta. Já os profissionais de saúde somaram 71.451, o que representou 70,05% desse grupo.

No Brasil, mais de 18,9 milhões de brasileiros acima de 60 anos procuraram os postos de vacinação para serem imunizados contra o vírus influenza até a última segunda-feira (13/04), segundo levantamento do Ministério da Saúde. O número é o equivalente a 90,66% da população na faixa etária e, portanto, supera a meta dos 90% estipulada pela pasta.

 

Últimas notícias