metropoles.com

“Tudo pra nós”: amigos homenageiam jovem morto após atendimento em UPA

O jovem Herbert de Oliveira da Silva, de 15 anos, procurou atendimento no HRT e na UPA de Samambaia após uma lesão no joelho

atualizado

Compartilhar notícia

Herbert Silva
1 de 1 Herbert Silva - Foto: null

As redes sociais do jovem Herbert de Oliveira da Silva, adolescente de 15 anos que morreu após procurar atendimento médico para um machucado no joelho sofrido durante partida de futebol, foram tomadas por homenagens.

A escola onde ele estudava, o Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia, ficou fechada nesta sexta-feira (10/3) em respeito à perda.

“Luto pelo melhor da 407. Você nunca será esquecido. Sempre será tudo pra nós. Perdemos um grande jogador da 407. Descanse em paz meu melhor amigo. Te amo. Nunca vou esquecer de você”, escreveu um colega.

“Valeu por tudo, cada momento ao seu lado foi incrivelmente bom, até em momentos em que você me estressava se tornaram especiais, vá em paz, meu irmão”, disse outro.

0

 

Relembre o caso

Herbert recebeu atendimento na madrugada de segunda (6/3), no HRT, e teria recebido analgésico para aliviar a dor. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou o atendimento e, em nota, informou que o paciente “chegou à unidade de saúde com contusão no joelho e leve escoriação na área”.

A pasta acrescentou que o jovem recebeu “medicamento padrão para dor”, mas não informou qual seria o remédio. Na manhã seguinte, segundo a família de Herbert, o jovem apresentou reações ao insumo.

“Quando ele acordou, reclamava de dor no peito”, contou a mãe de Herbert, Ana de Oliveira, 48. “Ele estava se coçando. A pele empolou, e ele foi tomar banho para passar.”

Eles esperaram um dia e procuraram atendimento na UPA de Samambaia, quando o adolescente apresentou piora. Na ocasião, o adolescente também se queixava de dor no tórax e vomitou.

O paciente recebeu classificação de prioridade laranja, o que indica “muita urgência”, e, à medida que o atendimento seguia, a situação de Herbert piorava, segundo a família.

Adolescente apresentou sinais de alergia pelo corpo

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pela administração da UPA, confirmou a piora do quadro do paciente. “[O quadro] evoluiu para insuficiência respiratória, necessitando [o paciente] ser submetido a intubação e ventilação mecânica”, informou a instituição.

Uma hora após receber atendimento, Herbert não resistiu. A certidão de óbito detalha que a causa da morte se deu por “insuficiência respiratória, choque anafilático e pneumonia”.

A família registrou boletim de ocorrência na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte) que irá investigar a causa da morte do jovem e examinar o corpo do jovem por meio de exames periciais.

Compartilhar notícia