metropoles.com

Tribunal Regional Eleitoral do DF dá posse a novo integrante

Agora, o juiz de direito Alvaro Ciarlini compõe a Corte Eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

TRE/Divulgação
TRE-DF
1 de 1 TRE-DF - Foto: TRE/Divulgação

O juiz de direito Alvaro Ciarlini tomou posse no cargo de membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), na tarde desta segunda-feira (15/3). O evento ocorreu de forma virtual.

Participaram o presidente da Corte, Humberto Adjunto Ulhôa; o vice-presidente e corregedor do TRE-DF, José Jacinto Costa Carvalho; além dos também desembargadores Luis Gustavo de Oliveira, Renato Guanabara Leal, Renato Coelho e Francisco Amaral; além da corregedora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e ex-presidente do TRE-DF, desembargadora Carmelita Brasil; o procurador regional eleitoral José Jairo Gomes; e o diretor-geral, Guilherme Valadares.

A abertura da cerimônia foi realizada pelo presidente do TRE-DF, Humberto Ulhôa, que convidou o empossando a prestar o compromisso solene. Após o compromisso, o diretor-geral do TRE-DF, Guilherme Valadares, realizou a leitura do termo.

Depois de destacar os principais pontos do currículo do magistrado, o presidente afirmou ser um privilégio receber o empossado. Os outros desembargadores também parabenizaram Alvaro Ciarlini.

reunião virtual
Cerimônia aconteceu de forma virtual
Carreira

Natural do Rio de Janeiro (RJ), o magistrado Alvaro Luís de Araújo Sales Ciarlini é bacharel em direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF), doutor em direito constitucional pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em filosofia (UnB) e especialista em direito processual (AEUDF).

Em abril de 1994, tomou posse como juiz de direito substituto do TJDFT. Em fevereiro de 1996, tornou-se juiz titular; e, em setembro de 2016, passou a ocupar o cargo de juiz substituto de Segundo Grau do TJDFT, com atuação na 3ª Turma Cível e 1 ª Câmara Cível.

Ocupou o cargo de secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2008 a 2009. Atuou como juiz eleitoral de 2003 a 2005. De 2004 a 2005 foi diretor da Escola Judiciária Rui Barbosa e, desde junho de 2019, atuou como desembargador Eleitoral Substituto da Corte. Foi professor do curso de direito (AEUDF, UniCEUB e IDP) de 1991 a 2017, e do curso de pós-graduação lato sensu em direito (ICAT/AEUDF) de 1995 a 2009. No curso de mestrado em direito do IDP, atuou de 2010 a 2017.

Entre os principais títulos recebidos pelo magistrado estão a medalha “O Pacificador”, do Exército Brasileiro (2008); Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e Territórios, grau comendador (2001), e Ordem do Mérito de Brasília, grau comendador, do Governo do Distrito Federal (2000). (Com informações do TRE-DF)

Compartilhar notícia