metropoles.com

Treze toneladas de produtos piratas são destruídos

A parceria entre o TJDFT e a Polícia Civil foi lançada nesta segunda-feira (18/4). Meta é esvaziar os depósitos para o recebimento de novos produtos de apreensão

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Rede Globo
toneladas 1
1 de 1 toneladas 1 - Foto: Reprodução/ Rede Globo

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) lançou ação conjunta com a Polícia Civil para destruir produtos falsificados. A abertura do programa ocorreu na tarde desta segunda-feira (18/4), com a destruição de 13 toneladas de itens como mídias (CDs e DVDs), óculos e bolsas de marca, todos adulterados. Os objetos foram recolhidos ao longo de três meses de operação.

A ação contou com a colaboração da Novacap, que cedeu um triturador móvel de troncos de árvores e um caminhão caçamba para viabilizar a destruição dos bens e o recolhimento deles. O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) foi o responsável pelo aterro para onde foram encaminhados os resíduos resultantes da trituração.

O evento ocorreu no Departamento de Polícia Especializada (DPE/PCDF), com o apoio do Ministério Público do DF. A iniciativa tem o intuito de liberar espaço nos depósitos públicos. Os materiais destruídos são de processos relativos à violação de direito autoral ou direito de marca. Eles não podem ser restituídos nem devolvidos ao mercado de consumo. Ao todo, cinco caminhões baú fizeram o transporte do material para ser destruído. Os produtos que puderem ser doados serão encaminhados a instituições de caridade.

Até então, a destruição de bens dessa natureza costumava ser realizada somente após concluído todo o procedimento jurídico, o que, muitas vezes, deixava depósitos de armazenamento abarrotados. O projeto pretende agilizar essas operações, realizando-as tão logo seja decretada a perda de bens ilícitos. Com informações do TJDFT

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?