*
 

Uma nova linha do Corujão, serviço noturno de ônibus do Distrito Federal, passará a circular – a partir de 19 de fevereiro – entre a Rodoviária do Plano Piloto e parte do Setor de Clubes Sul.

O governador Rodrigo Rollemberg anunciou essa e outras ampliações no Corujão em evento, nesta quinta-feira (8), no Pier 21. O shopping é uma das áreas de entretenimento que será atendida, além do Pontão do Lago Sul e a Orla Sul.

As mudanças fazem parte de uma segunda etapa de reestruturação do serviço noturno de ônibus do DF. Rollemberg anunciou que, na próxima semana, vai assinar ordem de serviço para a construção de uma nova estação de metrô.

Outras alterações beneficiarão os trechos 2 e 3 do Sol Nascente (0.934), o Lago Norte (122.1) e o Varjão (122.1). Nesse caso, as linhas já existem e terão o itinerário modificado para atender às localidades.

A nova linha para o Setor de Clubes Sul será a 103.3, com o itinerário Rodoviária do Plano Piloto – Av. das Nações (Pontão do Lago Sul, Pier 21, Orla Sul). Ela partirá à zero hora, a 1 hora e às 2 horas.

O serviço noturno opera das 23h às 5h, horário em que a população já passa a ser atendida pelo serviço básico do sistema.

O Corujão foi criado no DF em junho de 1995 por meio da Lei nº 877, de 1995. A legislação — de autoria de Rollemberg, à época deputado distrital — instituiu a obrigatoriedade de manter o transporte coletivo no período noturno em linhas de maior demanda, com frequência não superior a 90 minutos.