metropoles.com

Após reclamações de usuários, GDF amplia frota de ônibus nesta sexta

O governo do Distrito Federal havia determinado redução de 40% dos ônibus. Metrô funcionará até as 23h30

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Raio x da Rodoviária do Plano Piloto – Brasília, DF – 20/07/2015
1 de 1 Raio x da Rodoviária do Plano Piloto – Brasília, DF – 20/07/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Após a onda de reclamações na manhã desta sexta-feira (1º/6) devido à redução da frota de ônibus na cidade, o GDF decidiu aumentar o número de coletivos em circulação. Pela manhã, 300 ônibus a mais foram colocados para rodar e, à tarde, haverá acréscimo de pelo menos 120 desses veículos. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) determinou também a extensão do horário de funcionamento do metrô – até as 23h30.

Por causa do desabastecimento de combustível e do ponto facultativo nesta sexta, o GDF adotou os horários de sábado para a circulação de coletivos. Isso representou redução de 40% no número de ônibus rodando. Para amanhã, seria adotado o esquema de domingo, com apenas 40% da frota circulando.

A Secretaria de Mobilidade (Semob-DF) informou que, no sábado (2) e domingo (3), os ônibus vão cumprir tabela normal de fim de semana. Ainda segundo a pasta, a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa) acompanha de perto a operação do transporte público coletivo “para, caso seja necessário, ampliar a frota de acordo com a demanda”.

O Palácio do Buriti apostou em uma demanda reduzida, mas o que ocorreu foi uma enxurrada de reclamações.

“A determinação é de que a Secretaria de Mobilidade faça avaliação da necessidade de um número ainda maior no fim da tarde, no horário de pico, a fim de que as pessoas possam retornar para as suas casas com tranquilidade”, afirmou Rollemberg. “Nós determinamos também o reforço do número de ônibus à tarde para atender a população”, completou o chefe do Executivo local.

Conforme o Metrópoles mostrou, no início do dia, trabalhadores da iniciativa privada e do governo federal, com expediente normal, alegaram ter sido prejudicados. Alguns ficaram aguardando por horas o transporte. Há relatos de insatisfação no Riacho Fundo II, Ceilândia, Gama e Taguatinga.

A vendedora Janete Lourenço, 24 anos, estava indignada na Ceilândia. “Estou há mais de uma hora e meia aguardando um ônibus. Não é possível que o governo achou que todo mundo ia emendar o feriado. É uma falta de compromisso”, reclamou. “Isso é surreal”, completou o auxiliar administrativo Jorge Farias Santos, 21.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?