metropoles.com

Sinalizadores no meio de estacionamento do Sudoeste dividem opiniões

Detran instala cilindros na Quadra 301 para evitar filas duplas, colisões e desorganização, mas quem trabalha no local se queixa da medida

atualizado

Compartilhar notícia

sudoestecapa
1 de 1 sudoestecapa - Foto: null

Quem utiliza o estacionamento da Quadra 301 do Sudoeste encontra cilindros de sinalização bem no meio. O equipamento foi instalado pelo Departamento de Trânsito (Detran) após queixas de colisões de veículos, irregularidades com transporte de carga, filas duplas e desorganização geral na região. A medida, porém, não agradou a todos.

O motorista José Eudes Henrique de Sousa, 38 anos, trabalha há seis anos na área descarregando mercadorias para o comércio local. Ele conta que são apenas duas vagas destinadas para esse serviço e o espaço é muito apertado. Depois da instalação dos bastões, José Eudes considera que o trabalho foi dificultado.

“Para a gente, que mexe com descarga, atrapalha bastante. Aqui é muito estreito e não tem onde estacionar. Até os containers de lixo têm mais espaço. Por causa disso, já fui multado pelo Detran”, afirma.

Já o psicólogo Silvio Vasconcelos, 40, acredita que a medida é válida. “Aqui precisa ser bem sinalizado. As pessoas têm o costume de atrapalhar, acham que podem parar o carro no meio da pista. Mas o ideal seria que tivesse alguém para fiscalizar também”, opinou.

 

0

A babá Jucicleide Castro, 39, trabalha na quadra e relata ter visto cadeirantes e mães com carrinhos de bebê enfrentando transtorno por causa da confusão no estacionamento. “Atrapalha, mas é necessário”, diz ela, sobre os bastões .“Tem gente que perde a noção. Aqui ficava caótico”, acrescenta.

Para um gerente de comércio, que não quis se identificar, a ação é mais uma complicação do que uma solução. Ele alega que as lojas foram prejudicadas, pois, nos horários de muito movimento, o trânsito deixa de fluir. “O melhor seria colocar mais vagas e ter mais espaço, pois são muitos clientes por aqui”, destaca.

“Desde que colocamos os bastões, há cerca de dois meses, não recebemos mais reclamações”, afirma o diretor-geral do órgão, Silvain Fonseca. Segundo ele, a iniciativa foi discutida no Conselho Comunitário de Segurança, em conjunto com moradores. A intenção é expandir a ideia para regiões com problemas semelhantes, como o Noroeste.

O Detran afirma também que a Quadra 301 se tornou mais segura. Conforme informou Fonseca, o risco de arrombamento diminuiu pelo fato de o número de carros expostos ter reduzido. “Também demos mais fluidez ao trânsito ali e acabamos com o congestionamento na entrada”, garante o gestor do órgão. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?