metropoles.com

Número de mortes no trânsito do Distrito Federal cai 34,7%

De janeiro a novembro deste ano, 235 pessoas perderam a vida após se envolverem em acidentes, segundo o Detran-DF

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Trânsito
1 de 1 Trânsito - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O índice de mortes resultantes de acidentes ocorridos em vias do Distrito Federal despencou 34,7% de janeiro a novembro deste ano, se comparado com o mesmo período de 2016. Foram 235 óbitos nos primeiros 11 meses de 2017 contra os 360 registrados no mesmo intervalo do ano passado.

Os números são do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). A autarquia informou que trabalha para atingir a meta de reduzir em 50% na década 2011 a 2020. O objetivo foi imposto pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Em 2011, foram registradas 465 mortes no trânsito do DF. Este ano, até o dia 30 de novembro, morreram 235 pessoas em acidentes. Uma redução em torno de 49,4%. Isso indica que o Distrito Federal deverá atingir a meta da ONU em 2018”, destaca nota divulgada na sexta-feira (29/12) pelo Detran-DF.

A quantidade de autuações aplicadas para motoristas que dirigiam alcoolizados cresceu, destacou o órgão. Conforme o Metrópoles mostrou na última quarta-feira (27/12), foram 23.056 multas resultantes desse tipo de infração – 59,9% a mais do que as lançadas de janeiro a novembro de 2016.

A autarquia destacou ações de prevenção realizadas em 2017, como a implantação de bolsões de motos no Eixo Monumental. “A via foi adotada como projeto-piloto pelo grande volume de motos que circulam e o alto índice de acidentes, mas o projeto também contemplará a via Hélio Prates, em Taguatinga Norte”, explicou o Detran, na nota oficial. As barreiras eletrônicas também voltaram a funcionar após um ano e meio desligadas, informou o órgão. São 124 equipamentos instalados.

Ainda em 2017, passou a valer a CNH digital. Segundo o Detran-DF, há 200 mil condutores brasilienses com QR Code no verso do documento, permitindo, assim, o uso da tecnologia. A emissão da carteira, possível de ser acessada pelo celular, é gratuita. 

(Com informações do Detran-DF)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?