metropoles.com

DF ganhou 104 novos condutores por dia em 2017, segundo Detran

Foram emitidos 37.968 documentos relativos à primeira habilitação

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
motorista
1 de 1 motorista - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Durante todo o ano de 2017, a banca examinadora do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou 84.062 exames práticos de direção veicular para todas as categorias e aplicou 66.727 provas teóricas. O ano fechou com a emissão de 37.968 documentos relativos à primeira habilitação, uma média de 104 permissões por dia.

Para obter a CNH, o candidato precisa passar por um processo que começa com exames de aptidão física e mental. Depois, deve fazer 45 horas-aula teóricas sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, noção de mecânica, preservação ao meio ambiente e convívio social.

Após a conclusão do curso teórico, o interessado tem de fazer cinco aulas no simulador de direção e, em seguida, o exame teórico. As etapas finais consistem em, no mínimo, 20 aulas práticas e o exame de direção veicular.

O gerente de Habilitação e Controle de Condutores, Jamarks Gonçalves da Silva, alerta que o nervosismo é o fator mais prejudicial no desempenho do candidato durante o exame. “Manter a calma na hora da prova é fundamental e evita erros”.

Condição do Permissionário
Após ser aprovado em todas as etapas, o condutor fica na condição de permissionário durante um ano. Se cometer infração gravíssima, grave ou duas médias neste período ele perde a habilitação e terá de se submeter novamente a todo o processo de obtenção da CNH, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito, dirigir veículo sem possuir habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor é infração gravíssima, com multa de R$ 880,41 e retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.

Dados do sistema Detran mostram que, em 2017, o Departamento junto com o DER e a PMDF flagraram 15.291 condutores inabilitados dirigindo nas vias do DF. Em 2016, foram 14.993.

Compartilhar notícia