metropoles.com

Detran apreende carro com placa clonada na Ponte JK

O proprietário do automóvel original havia comunicado a suspeita de clone, em razão de ter recebido multas

atualizado

Compartilhar notícia

Detran/Divulgação
moto
1 de 1 moto - Foto: Detran/Divulgação

Um Ford Focus de São Paulo, com placa clonada, foi apreendido na manhã desta quinta-feira (22/12) pelo Detran, na Ponte JK. O veículo já era monitorado pelo órgão de fiscalização. O proprietário do automóvel original havia comunicado a suspeita de clone, em razão do recebimento de multas por infrações cometidas no Distrito Federal.

As equipes levaram o Ford Focus para o depósito do Detran, onde foi realizada vistoria técnica que confirmou a clonagem. O veículo será encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia (área central). O Detran informou que recebe, em média, 12 pedidos de análise de casos de clonagem por mês.

Combate à clonagem
A partir de janeiro, será obrigatória, no DF, a inserção do Código Bidimensional (QR Code) nas placas de identificação de veículos. A medida passa a valer para as placas fabricadas a partir de 1° de janeiro de 2017 e tem o objetivo de trazer mais segurança e controle junto aos fabricantes e evitar a clonagem de veículos.

O QR Code tem gravado informações de segurança relativas à origem e destinação, criando um sistema de rastreamento no Detran. Com isso, será possível ter acesso a esses dados durante a fiscalização de trânsito. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) também receberá a numeração de segurança, conforme já ocorre com o número do lacre.

Compartilhar notícia