metropoles.com

TJDFT nega pedido de Arruda para nova perícia em gravadores da Pandora

A decisão em 2º instância diz que não há necessidade de nova análise por já existir laudo oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Elza Fiúza/Agência Brasil
josé roberto arruda
1 de 1 josé roberto arruda - Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do DF negou pedido da defesa do ex-governador José Roberto Arruda para refazer perícia de uma das gravações feitas pelo delator Durval Barbosa, na Operação Caixa de Pandora.

A defesa sustentou haver dúvida sobre a cadeia de custódia dos equipamentos usados para a captação ambiental de áudio realizada no dia 21 de outubro de 2009, prova do processo.

As gravações compõem o acervo probatório do maior esquema de corrupção investigado em Brasília por meio da Operação Caixa de Pandora. Nesse caso, está a captação ambiental feita por Durval Barbosa, com autorização judicial, na Residência Oficial de Águas Claras.

Os advogados haviam questionado as provas e o laudo técnico, que atestou que a gravação foi feita por aparelhos oficiais da Polícia Federal.

No áudio, Arruda, Barbosa e o ex-secretário da Casa Civil José Geraldo Maciel registram o modo de atuação, organização, articulação e distribuição de tarefas de todo o esquema criminoso.

Na conversa, após serem feitas referências às propinas ligadas à empresa Linknet, os três falam também sobre a “unificação” dos pagamentos. O esquema estaria “fora de controle” e, por isso, pessoas que se beneficiavam estavam recebendo em duplicidade. O trio combina o repasse de R$ 600 mil a políticos.

Questionamentos

Após a Operação Patmos, no caso JBS, Francisco de Assis e Joesley Batista prestaram depoimentos em processo que tramita na Justiça Federal. Na ocasião, foram repetidos testes realizados nos equipamentos (conjunto gravador e cartão de memória) utilizados na gravação de áudio o dia 21 de outubro de 2009.

Com esse novo fato, a defesa entrou com habeas corpus pedindo nova perícia. Porém, o desembargador indeferiu.

“Indefiro, por entender desnecessário ao processo e à garantia da ampla defesa, os pedidos de refazimento de
testes nos aparelhos relacionados no Laudo Pericial nº 1286/2018, de que os assistentes sejam ouvidos e de que as pessoas relacionadas à Operação Patmos sejam também ouvidas”, afirmou o desembargador na decisão.

O advogado de defesa de José Roberto Arruda, Paulo Emílio Catta Preta, afirmou que vai recorrer da decisão. O recurso será no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Domingos Lamoglia

Outro personagem da Caixa Pandora também teve pedido negado pela Justiça durante a pandemia do novo coronavírus. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou pedido da defesa do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) Domingos Lamoglia de Sales Dias para remeter a ação penal contra ele para a Justiça Eleitoral.

De acordo com a decisão do colegiado, como a apuração criminal ainda está em curso na Justiça comum e não há decisão sobre eventual conexão dos crimes com a esfera eleitoral, seria prematuro que o STJ analisasse o caso neste momento.

No pedido de habeas corpus, a defesa alegou que a descrição dos fatos narrados na denúncia sinalizaria a sua participação, em tese, em delitos como falsidade ideológica eleitoral e apropriação indébita eleitoral, o que atrairia a competência da Justiça Eleitoral para o julgamento da ação.

O relator do habeas corpus, ministro Reynaldo Soares da Fonseca, destacou que a questão da incompetência da Justiça comum não chegou a ser decidida, no mérito, nem em primeiro nem em segundo graus, de forma que seria inviável a apreciação do pedido pelo STJ, sob pena de supressão de instâncias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?