metropoles.com

Teve os documentos furtados no Carnaval? Veja como proteger seus dados

Serviço gratuito da Câmara dos Dirigentes Lojistas alerta sobre uso indevido de documentos no comércio

atualizado

Compartilhar notícia

Ian Ferraz/Metrópoles/Imagem ilustrativa
rg
1 de 1 rg - Foto: Ian Ferraz/Metrópoles/Imagem ilustrativa

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) está divulgando o serviço Alerta Cheques e Documentos para minimizar os danos de quem perdeu ou teve os documentos furtados neste Carnaval.

A ferramenta é oferecida gratuitamente pela CDL-DF, que administra o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em Brasília e ajuda a evitar que outras pessoas utilizem os dados roubados para fazer compras.

O presidente da entidade, José Carlos Magalhães Pinto, explica que, com o Alerta Cheques e Documentos, no momento em que alguém tentar usar os documentos pessoais ou mesmo cheques roubados, os varejistas terão acesso aos dados de extravio e poderão, assim, recusar a venda.

“Esse alerta constará nas informações do CPF consultado pelos lojistas ou mesmo pelas instituições que fazem uso de análise de crédito”, afirma.

Vale lembrar que, mesmo com o serviço, é necessário fazer um boletim de ocorrência na Polícia Civil. “Depois, basta levar o BO ao balcão de atendimento do SPC em Brasília e solicitar o alerta”, explica o presidente da CDL-DF. É possível, ainda, comunicar a perda ou o roubo pelo telefone da CDL-DF e entregar a ocorrência em até 24 horas.

O número para contato é o 3218-1401. O balcão de atendimento está localizado no Setor Comercial Sul, quadra 5, bloco B, sobreloja, sala 75, Centro Comercial Amazonas. Os dias e horários de funcionamento são de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 h. Saiba mais aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?