metropoles.com

Terracap vai definir futuro do antigo Clube Primavera. Ideia é tornar o local um parque

Instalado em área de preservação ambiental, espaço ficou ocupado por sem-teto durante 30 dias. Eles foram colocados lá pelo próprio GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Jabur/Agência Brasília
22348928622_28f8dc1d6d_k
1 de 1 22348928622_28f8dc1d6d_k - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) vai abrir licitação pública para a elaboração de um plano de recuperação de áreas degradadas ou alteradas para a área do antigo Clube Primavera, em Taguatinga. O diagnóstico, que deve ficar pronto até março de 2016, mostrará quais ações devem ser tomadas para recuperar a vegetação nativa e proteger a Área de Preservação Permanente (APP) que integra o terreno de 37.592,62 metros quadrados.

O anúncio foi feito três dias depois da desocupação do local por integrantes do Movimento Resistência Popular (MRP). Os sem-teto foram instalados no clube pelo próprio Governo do DF, depois que eles saíram do Hotel St. Peter, na Asa Norte. O grupo de cerca de 80 pessoas ficou na área por 30 dias. O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) abriu procedimento para apurar a transferência dos invasores para Taguatinga.

Após a elaboração do diagnóstico, será realizada uma audiência pública para determinar o futuro da área. De acordo com o superintendente de Áreas Protegidas do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Leonel Pereira, a criação de um parque ou a integração do terreno ao parque vizinho, o Saburo Onoyama, são saídas possíveis: “O espaço pode ter uma destinação para o lazer da população sem degradar a área que deve ser protegida.”

As instalações do antigo clube ficam na Área de Relevante Interesse Ecológico JK. Com perímetro de 2,3 mil hectares, o local é integrado por partes de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.  A concessão do uso da terra para a construção do clube ocorreu no fim da década de 1970. Nos anos 1990, a Terracap retomou a propriedade.

Ações emergenciais
Depois da saída dos invasores, técnicos da Terracap estiveram na área para vistoriá-la e embasar as ações emergenciais que serão tomadas nas próximas semanas. Na área do antigo Clube Primavera, a prioridade agora é a limpeza.

“Antes de tudo, vamos retirar restos de construções, lixo e entulho”, informa o chefe da controladoria interna da Terracap, Luiz Cláudio de Freitas, em referência ao material deixado pelos ocupantes. O Serviço de Limpeza Urbana vai higienizar a parte externa do local, em operação que conta com dez caminhões-caçambas e duas pás mecânicas.

A Administração Regional de Taguatinga também construirá um muro de tijolos entre as Quadras 19 e 15 e o terreno do antigo clube para proteger as áreas residenciais. Com informações da Agência Brasília.

Compartilhar notícia