metropoles.com

Templo Budista promove a 49ª edição da Quermesse a partir deste sábado

O tradicional evento da cultura japonesa volta a ser presencial durante todo o mês de agosto. Neste ano, a quermesse contará com novidades

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Foto da fachada do templo budista
1 de 1 Foto da fachada do templo budista - Foto: Divulgação

A partir das 16h deste sábado (6/8),  os brasilienses podem voltar a aproveitar a 49ª edição da Quermesse do Templo Budista, tradicional evento da cultura nipônica no Distrito Federal. Após ser realizada de forma on-line por dois anos seguidos, devido à pandemia de Covid-19, a festa volta a ser presencial e traz o tema “Reencontro”, em alusão à retomada das atividades em espaços públicos.

“Gostaríamos de realizar o evento bastante animado, ao ar livre, onde cada um reencontra a alegria dos momentos que pode compartilhar com seus amigos e familiares”, destaca o diretor do templo, Monge Keizo.

A 49ª edição da quermesse ocorre todo sábado e domingo de agosto, às 16h. Os ingressos estão sendo vendidos por meio da plataforma Sympla. A expectativa é que  o templo receba 40 mil visitantes durante o mês.

Neste ano, além das artes tradicionais, o evento vai abordar a cultura pop japonesa, como o cosplay. Outra novidade é que agora a compra de ingressos e tickets de refeições será facilitada. Dezenas de maquinas volantes vão estar dispostas pelo local para atender os visitantes, desafogando, assim, as filas, que tendem a ser bem grandes.

O visitante do evento pode assistir e participar de apresentações, oficinas e exposições. Produtos inéditos também poderão ser comprados em 20 tendas de expositores artistas. Mas o carro-chefe da quermesse são os pratos típicos. Ao contrário das demais edições, nesta, a equipe de gastronomia é exclusivamente da comunidade japonesa local. “Com isso, podemos desfrutar do sabor autêntico dos pratos japoneses”, pontua Keizo.

A 49ª edição também marca o início do projeto do 50º ano da fundação do Templo Shin Budista de Brasília, comemorado em 6 de outubro de 2023. Mudanças serão feitas nas estruturas físicas e atividades do templo.

Templo Budista

O Templo Budista foi fundado em 1973, mas a história dele começou antes da fundação de Brasília. “Em 1957, dois japoneses budistas solicitaram a concessão de um terreno para construir o templo na cidade do futuro. Em 1959, a Novacap o cedeu à comunidade japonesa que se esforçou durante décadas por erguer o núcleo da espiritualidade e cultura japonesa em Brasília”, explica o Monge Keizo.

Segundo ele, a quermesse faz homenagem aos antepassados, à dança e ao sabor da terra.  “À medida que as gerações se renovaram, a programação do evento se transformou para que pudesse trazer uma alegria igualmente aos visitantes de diversas origens, culturas e faixas etárias. E hoje a popularidade do evento se apoia na diversidade cultural presente na cidade”, explica o diretor do templo.

Foto de um cartaz
Quermesse do Templo Budista volta neste sábado (06) com edição presencial

Confira a programação:

  • Apresentações: dança Bom-Odori (dança folclórica do Japão), artes marciais (judô, karate, aikido, Tai-chi etc.), concurso de cósprey, Matsuri Dance (dança moderna e animadora);
  • Oficinas: Kintsugui (arte de cerâmica), Ikebana (arranjo de flores), Sumi-e (desenho com tinta-nanquim) e origami (dobragem de papel);
  • Exposições: Embaixadas de alguns países budistas tais como o Japão, Nepal, Myanmar.

 

Compartilhar notícia