Temperaturas no Distrito Federal devem cair a 10ºC até domingo (21/8)

Segundo o Inmet, os termômetros devem marcar 10ºC entre a madrugada e o início da manhã. Ao longo do dia, a temperatura sobe

atualizado 20/08/2022 9:39

Ipê Branco na Esplanada dos ministerios, proximo à Rodoviária do plano PilotoHugo Barreto/Metrópoles

Os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devem apresentar queda de temperatura no Distrito Federal até domingo (21/8), chegando a 10ºC entre a madrugada e o início da manhã. Ao longo do dia, a capital federal segue com predomínio do Sol, inclusive no fim de semana.

Nesta sexta-feira (19/8), os termômetros no DF registraram mínima de 15°C, com sensação térmica de 12ºC, antecipando o frio do fim de semana.

No sul do país, uma frente fria toma conta da região. Hoje, dezenas de cidades amanheceram com temperaturas negativas em Santa Catarina. A menor registrada foi em Bom Jardim da Serra, onde os termômetros marcaram -5,9ºC. A queda na temperatura fez com que os campos amanhecessem cobertos de gelo. O fenômeno encantou os turistas, que subiram o Morro das Antenas, em Urupema, só para aproveitar o frio.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Segundo meteorologistas, a temperatura máxima no Distrito Federal deve chegar a 31ºC, no período mais quente do dia, e a umidade relativa do ar pode atingir a mínima de 20% .

Especialistas afirmam que a umidade relativa do ar e as temperaturas devem se manter estáveis até o fim do período da seca; por isso, o risco de incêndio continua elevado.

Nesta sexta-feira (19/8), o Distrito Federal completa 104 dias seguidos sem ocorrência de chuva em sua estação meteorológica oficial.

Para dias com baixa umidade, o Inmet faz as seguintes recomendações:

— Beber bastante água;

— Evitar desgaste físico nas horas mais secas;

— Evitar exposição ao Sol nas horas mais quentes do dia;

— Evitar queimadas.

Segundo o Inmet, a chuva deve voltar a aparecer na segunda quinzena de outubro.

Mais lidas
Últimas notícias