metropoles.com

Sudoeste: Ibram restabelece licença de instalação para Quadra 500

Construção de 22 prédios para 2,5 mil novos moradores no bairro é questionada pelo MPDFT e ambientalistas desde 2006

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Sudoeste – Brasília – DF 27/08/2015
1 de 1 Sudoeste – Brasília – DF 27/08/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) restabeleceu a licença de instalação da polêmica Quadra 500 do Setor Sudoeste. O projeto, lançado em 2006, até hoje não saiu do papel.

O ato de revocação da suspensão da permissão foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF), no último dia 11 de março. Agora, a empresa responsável — a Oeste Sul — deve pleitear a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), concedida após análise de estudos para retirada da vegetação.

Em março do ano passado, o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) já havia liberado o local para construção, após entendimento de que a área não atinge o Parque Ecológico das Sucupiras, como alega o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

A  quadra 500 é prevista na região ao lado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Parque das Sucupiras. A previsão é que o novo espaço tenha 22 prédios residenciais e dois comerciais, somando 2,5 mil novos moradores aos atuais 52 mil habitantes do bairro.

Além do MPDFT, ambientalistas são contra a construção da nova quadra, por acreditarem que haverá danos irreversíveis à natureza, com aumento das zonas de calor, redução na impermeabilidade do solo e desmatamento. Questões como crescimento no fluxo de veículos nas vias já saturadas também preocupam a comunidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?