metropoles.com

Sem mamógrafo há três anos, Hran deixa de atender 36 mulheres por dia

Em plena campanha do Outubro Rosa, contra o câncer de mama, o aparelho está quebrado dentro de hospital desde 2017

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hran
1 de 1 Hran - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em meio ao Outubro Rosa, mês da campanha de prevenção ao câncer de mama em todo o país, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência em atendimento no Plano Piloto, está sem mamógrafo. O único equipamento da unidade com capacidade para atendimento, específico para o exame, está quebrado desde 2017.

Se estivesse em operação, o mamógrafo poderia realizar ao menos 36 exames por dia, segundo avaliação de profissionais da rede pública de Saúde do DF. O equipamento em questão foi instalado em 2015 e teria sido adquirido com garantia de apenas um ano e sem contrato de manutenção.

Ao Metrópoles, servidores do Hran disseram que há um segundo equipamento para mamografias na unidade de saúde. Porém, este aparelho é muito antigo e está obsoleto, quebrado, sem chance de recuperação. Existe, inclusive, um processo de retirada da ferramenta da unidade, mas, por conta da burocracia, ainda não foi concluído.

Segundo o presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Farid Buitrago Sáchez, problemas nos aparelhos de mamografia da rede pública local são frequentes. “Todo e qualquer aparelho sem funcionar faz falta. No caso do câncer de mama, o diagnóstico precoce é o ponto-chave para a cura, principalmente para as pacientes assintomáticas”, alertou Sáchez.

Na avaliação do presidente do CRM-DF, a campanha do Outubro Rosa e o trabalho da rede pública são fundamentais. E são as únicas opções de acesso ao tratamento para famílias carentes e vulneráveis socialmente.

Covid-19

Durante a pandemia do novo coronavírus, 62% das mulheres adiaram os cuidados contra o câncer de mama no Brasil. A demanda represada é motivo de preocupação para o Ministério da Saúde. Quando a vacina para a Covid-19 for, de fato, encontrada, a tendência é que haja uma corrida do público feminino interessado em fazer exames de mama, e a rede tende a ficar sobrecarregada.

 

0
Outubro pálido

Para a presidente do Sindicato dos Funcionários em Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde-DF), Marli Rodrigues, a assistência aos pacientes é uma obrigação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Não podemos concordar que, em plena campanha nacional de enfrentamento e combate ao câncer de mama, exista um mamógrafo quebrado na rede pública. E, pior, quebrado desde 2017. É revoltante”, disparou Rodrigues.

“O outubro não está cor-de-rosa. Está pálido”, lamentou a representante dos servidores. Na avaliação da sindicalista, o SUS precisa de investimentos e manutenção para gerar resultados concretos e não teóricos para a população.

Apuração

O Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico) pretende apurar o caso do mamógrafo do Hran. Segundo o presidente do órgão, Gutemberg Fialho, a fila da mamografia é uma da mais importantes do DF.

“Isso mostra a falta de compromisso com o SUS. O DF enfrenta uma demanda histórica por mamografias e o aparelho está quebrado desde 2017. O diagnóstico precoce garante 100% de cura”, pontuou.

Outro lado

De acordo com a direção do Hran, o conserto do mamógrafo foi solicitado. “O equipamento entrará em funcionamento nos próximos dias”, prometeu, em nota enviada ao Metrópoles.

Pelas contas da Secretaria de Saúde, o equipamento atenderá a uma demanda de 900 exames mensais. Atualmente, a pasta possui 11 mamógrafos no Distrito Federal.

Atualmente, as pacientes que precisam fazer o exame são orientadas a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa. Na sequência, os pacientes serão incluídos na Central de Regulação para fazer o procedimento, quando chegarem a sua vez na fila.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?