Sem insumos, paciente espera por cirurgia no cérebro em hospital do DF

Em nota, instituição disse que os insumos necessários para a realização da cirurgia da paciente já estão sendo providenciado

atualizado 13/05/2021 13:11

alyne soares paciente hospital de baseMaterial cedido ao Metrópoles

Uma paciente internada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) desde segunda-feira (7/5) luta contra o tempo enquanto aguarda por uma cirurgia no cérebro. A gerente comercial Alyne Soares, 38 anos, deu entrada na unidade de saúde com um tumor na cabeça. Apesar da urgência, ela e a família amargam a angústia da espera pela cirurgia, pois o hospital está sem os insumos necessários para o procedimento.

“Nos pensamos que seria um processo rápido, mas ontem o médico nos disse que as cirurgias estão paradas porque não tem insumos”, relatou o marido de Alyne, o publicitário José de Brito Mendes Júnior, 31 anos. “Não temos acesso ao medicamento, e também não temos condições de pagar por uma cirurgia na rede privada. A solução é esperar”.

Alyne já vinha sentindo fortes dores de cabeça desde novembro. À época, seus sintomas foram tratados como enxaqueca. No entanto, conforme relatado pelo companheiro, as dores se tornaram insuportáveis durante esta semana.

“Ela ficou vários dias vomitando, sem conseguir levantar da cama”, lembra ele. “Estamos com medo. O quadro evoluiu muito”.

0

O que tem sido mais difícil para Alyne é a saudade que sente de sua filha, de 2 anos. “Ela está chorando muito, só pensando na filha. Não sabe quando vai poder vê-la de novo”, completa José.

Em nota, o Instituto Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) disse que os insumos necessários para a realização da cirurgia da paciente já estão sendo providenciados para realizar o procedimento.

“O Iges-DF acrescenta ainda que, durante a internação, a paciente está recebendo todo o suporte médico necessário, até a realização da cirurgia”, completou a nota.
Apesar da confirmação de que os insumos estão sendo providenciados, o instituto não deu previsão para que o procedimento ocorra.

Últimas notícias