metropoles.com

Segurança na Esplanada seguirá protocolo em dias de protesto

Serão feitas revistas e limitada a área dos atos ao espaço entre a Catedral e a Alameda dos Estados, em frente ao Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
Greve Geral
1 de 1 Greve Geral - Foto: Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles

Para garantia dos manifestantes e da população de Brasília, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social adotará, nos próximos dias, as regras de protocolo já firmado entre diferentes órgãos para manifestações na área central da cidade.

Com isso, serão feitas revistas e limitada a área dos atos ao espaço entre a Catedral e a Alameda dos Estados, em frente ao Congresso Nacional.

Grupos já informaram à pasta o interesse de realizar protestos em duas datas: no domingo (21) e na quarta-feira (24). Por ora, a expectativa é que menos de 1 mil e cerca de 10 mil pessoas compareçam aos protestos nas duas datas, respectivamente.

O esquema especial de segurança — que também inclui trânsito — será articulado por órgãos locais e federais de segurança pública, inteligência e defesa, segundo a pasta.

O Protocolo Tático Operacional que será adotado é assinado por 48 órgãos dos governos local e federal e por representantes do Congresso Nacional.

Além de determinar a área restrita para as manifestações, o documento estabelece as competências das diversas instituições signatárias antes, durante e após os atos de grande adesão na Esplanada.

Os cordões de revistas ficarão próximos aos ministérios e à Catedral sob os cuidados da Polícia Militar do DF. A ação ocorrerá especialmente no início dos atos, quando os manifestantes chegarem à Esplanada dos Ministérios.

No espaço, será proibido ingressar com hastes de bandeiras, garrafas de vidros e madeiras, entre outros objetos cortantes ou perfurantes.

Ainda de acordo com a pasta, os organizadores dos atos, que protocolizaram as ações na secretaria, foram informados sobre as restrições e deverão contribuir, informando o público com antecedência.

Trânsito durante as manifestações
No domingo (21), a previsão é que as vias não sejam interditadas totalmente. Mudanças podem ser feitas durante o ato, a depender da avaliação técnica do comando da operação. Apenas um organizador comunicou à secretaria ato para o fim de semana.

Com maior expectativa de público na quarta-feira (24), as vias S1 e N1 serão fechadas da altura da Catedral até a L4 Sul. O controle será feito pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do DF, que ainda definirá o horário de início da interdição.

Quem precisar passar pela área central terá como opções as vias S2 e N2, localizadas atrás dos ministérios. Até o fechamento desta reportagem, sete grupos haviam apresentado documentos à pasta informando a realização de protestos na data.

Todas as manifestações serão monitoradas em tempo real pelos órgãos de segurança. As imagens captadas pelas câmeras espalhadas na área central serão enviadas para a Central Integrada de Multiagências, que funciona na sede da secretaria e reúne instituições dos governos local e federal. Assim, serão tomadas decisões conjuntas no decorrer dos atos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?