metropoles.com

Polícia prende dois integrantes de facção que matou 30 pessoas no DF

O Comboio do Cão atua em diversas regiões administrativas e controla parte do tráfico de drogas na capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PCDF
Comboio-do-cão
1 de 1 Comboio-do-cão - Foto: Divulgação/PCDF

A 23ª Delegacia de Polícia (P Sul) prendeu, na tarde desta quinta-feira (12/09/2019), dois homens suspeitos de integrar uma facção criminosa conhecida como Comboio do Cão.

Os suspeitos, chamados Chaves e Buiú, foram detidos na QNP 22, em Ceilândia Sul, com grande quantidade de cocaína pura, prensa hidráulica, balanças de precisão, cordão de ouro, dinheiro em espécie e munições de pistola 9 milímetros.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou 49 membros da quadrilha que atua em diversas regiões administrativas e também dentro do sistema prisional. Além de comandar o tráfico de drogas, a CDC é responsável por crimes como rufianismo, roubos e diversos homicídios qualificados.

Estima-se que a organização seja responsável por, ao menos, 30 assassinatos consumados ou tentados entre 2013 e 2019 no DF, a maior parte no contexto de guerra com outros grupos. Os processos correm em segredo de Justiça.

Códigos de conduta

O CDC tenta implementar métodos de disciplina e códigos de conduta. Um exemplo constatado pela PCDF foi a criação de um “tribunal do crime” que consiste no julgamento de integrantes que descumpriram as regras impostas pelas lideranças.

Enquanto o PCC predomina nas regiões administrativas de Planaltina, São Sebastião, Paranoá, Ceilândia e Samambaia, o Comboio do Cão age no Gama, Santa Maria, Recanto das Emas e Riacho Fundo. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?