metropoles.com

Manifestantes começam a chegar ao DF em meio a reforço na segurança

Entre 5 e 10 mil pessoas são esperadas na manifestação que vai acompanhar a votação da chapa Dilma-Temer a partir desta terça (6/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
confronto na esplanada dos ministérios
1 de 1 confronto na esplanada dos ministérios - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Polícia Militar divulgou, na tarde desta segunda-feira (5/6), o esquema de segurança para a votação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que começa nesta terça (6). Os manifestantes serão alocados em uma área entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Quatro ônibus vindos do Rio de Janeiro e de Minas Gerais já chegaram à capital. Os veículos foram vistoriados pela PMDF. A polícia manterá efetivo no Congresso Nacional para eventuais deslocamentos de manifestantes, independentemente do resultado do julgamento da cassação da chapa Dilma-Temer.

A Operação Votação Segura, porém, será focada na região dos tribunais e no Congresso Nacional. A área próxima ao local da votação será isolada. O acesso aos prédios será permitido apenas para funcionários, advogados e partes envolvidas em pautas nos tribunais.

A expectativa é de que 5 a 10 mil pessoas compareçam à votação, marcada para começar às 19h desta terça (6) e podendo se estender até a quinta-feira (8). Mil policiais militares farão o controle do protesto. A operação terá início nesta segunda-feira a partir das 23h.

“Nós não vamos ter linha de revista, considerando que a disposição geográfica dos tribunais superiores não permite o isolamento da área. Porém, isso não significa que a Polícia Militar não vai estar atenta à manifestantes que estejam portando objetos ou que tenham comportamento inadequado”, garante o coronel Julian Pontes, do Gabinete Operacional de Ordem Pública (GOOP). Não haverá fechamento no trânsito da Esplanada.

Reforço nos equipamentos
Para evitar episódios de violência, como o ocorrido no protesto do dia 24 de maio na Esplanada dos Ministérios, a corporação licitou novo estoque de equipamentos. Porém, não há previsão para a chegada dos novos suprimentos.

Para a manifestação desta terça-feira serão utilizados dois tipos de munição de impacto controlado, quatro de munição de lançamento lacrimogênea e sete variações de granadas explosivas. Ao todo, a PMDF investiu R$ 1,9 milhão nas aquisições, incluindo atiradores de precisão.

A Operação vai contar com profissionais dos batalhões de Choque (BPChoque), Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam), Trânsito (BPTrans) e do Regimento de Policiamento Montado (RPMon, a cavalaria da PMDF).

Confira imagens da manifestação da Esplanada no dia 24 de maio:

0

Inquérito em andamento
A última manifestação contra Temer terminou em quebra-quebra e 49 feridos na Esplanada. Entre eles, um servidor público aposentado de Minas Gerais que levou um tiro de arma de fogo.

A PMDF apura a conduta dos policiais militares que atiraram em manifestantes durante o ato. O prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias contados a partir de sua abertura. “É prematuro algum pronunciamento nesse momento. O prazo é de 30 dias. O caso pode ser encaminhado para o Ministério Público ou arquivado”, explicou o coronel Julian Pontes.

À época, o comandante da PMDF, coronel Marcos Nunes, afirmou que a corporação “agiu sob limite e com a força necessária”. No entanto, lamentou o incidente. “Tivemos, sim, um episódio e já foi instaurado inquérito policial para apurar o caso. Tenho 30 anos de manifestações na Esplanada e nunca tinha visto algo assim. A manifestação foi muito agressiva, mas mesmo assim não podemos fazer isso. Todas as circunstâncias precisam ser apuradas”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?