metropoles.com

Associação comercial do DF faz “pedido de socorro” à Polícia Militar

Entidade que reúne comerciários reclama que o setor tem sofrido com o aumento de roubos e a crise econômica. Em 2015, foram 2.646 roubos a lojas

atualizado

Compartilhar notícia

Larissa Rodrigues/Metrópoles
acdf pmdf
1 de 1 acdf pmdf - Foto: Larissa Rodrigues/Metrópoles

“Nós fazemos aqui um pedido de socorro.” Essa foi a tônica da reunião da tarde desta quarta-feira (5/10) entre representantes da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) e da Polícia Militar. No encontro, no qual estavam o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Antônio Nunes, e 21 comandantes de batalhões do DF, comerciantes cobraram ações imediatas para reduzir os índices de criminalidade. “Queremos um estado que fiscalize, mas que também nos dê segurança. Só neste ano, 14 mil estabelecimentos fecharam as portas. Isso é reflexo também da insegurança e da instabilidade”, afirmou Cleber Pires, presidente da ACDF.

Também sobraram críticas para a secretária da Segurança Pública, Márcia de Alencar: “Se não tem competência, que peça para sair”. O governador Rodrigo Rollemberg também não foi poupado: “Como ele não consegue administrar o Fundo Constitucional?”, questionou Pires.

A Polícia Militar prometeu reforçar as ações ostensivas nas ruas. “Nós viemos mesmo ouvir.  Isso se chama polícia comunitária. Nós já estamos traçando estratégias e agora vamos elaborar novas ações para tentar trazer soluções o mais rapidamente possível”, disse o coronel Nunes.

O comandante-geral informou que, somente em 2016, a PM prendeu 26.996 pessoas e 2 mil armas. Entretanto, ele lembrou que o problema de segurança não é só da PM, mas inclui fatores sociais, educacionais e econômicos.

Segundo balanço da Secretaria da Segurança Pública do DF, apenas em 2015, foram registrados 2.646 roubos a comércios, uma média de 7,2 por dia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?