metropoles.com

Ministério Público do DF vai investigar descarte irregular de medicamentos em Ceilândia

Parte dos remédios ainda estava na validade. Alguns venceriam só em 2017. Material estava parcialmente queimado, mas era possível ver o selo do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Globo
rem–dios-840×478
1 de 1 rem–dios-840×478 - Foto: Reprodução/TV Globo

Além da Polícia Civil e da Secretaria de Saúde, a 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) também investiga o descarte de centenas de caixas de remédios em um lixão do P Sul, em Ceilândia. A promotoria abriu um procedimento administrativo para apurar o caso.

No início do mês, veio à tona a denúncia de que os medicamentos estavam sendo descartados de forma irregular na região administrativa. Grande parte deles ainda estava dentro do prazo de validade. O material estava parcialmente queimado, mas ainda era possível ver o selo do Ministério da Saúde – indicativo de que vieram da rede pública de saúde.

A Prodema deu prazo de 45 dias para que a Vigilância Sanitária informe se as farmácias e drogarias do DF atendem às normas de logística reversa de medicamentos, ou seja, se recebem os remédios vencidos, como determina a Lei Distrital 5.092 de 2013.

O órgão também deu início a um procedimento para acompanhar a elaboração do Plano Distrital de Saneamento Básico (PDSB) pela Agência Reguladora de Águas (Adasa). A agência deverá fornecer informações, em 30 dias, sobre a contratação por concorrência, na modalidade técnica e preço, de consultoria especializada para a sua elaboração, com o envio da cópia do projeto básico.  Ainda não há novidades nas investigações iniciadas pela Polícia Civil e Secretaria de Saúde. (Com informações do MPDFT)

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?