metropoles.com

Hospital de Planaltina tem um clínico geral atendendo só casos graves

O único profissional já avisou aos pacientes que só atenderá casos gravíssimos. Algumas pessoas esperam atendimento desde antes das 7h da manhã

atualizado

Compartilhar notícia

Gabriel Jabur/Agência Brasília
hospital regional de planaltina
1 de 1 hospital regional de planaltina - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Quem precisou de atendimento no Hospital Regional de Planaltina nesta sexta-feira (3) teve uma surpresa nada agradável. Desde antes das 7h da manhã, apenas um clínico geral e um ortopedista atendem na unidade. Com a falta de profissionais, apenas os casos classificados como “laranja e vermelho” – considerados graves – estão recebendo atendimento.

Mariluze de Sousa França, 45 anos, chegou às 7h sentindo fortes dores de cabeça, vomitando e com infecção urinária avançada. Às 11h, ela ainda estava longe de ser atendida e fez uma reclamação na Ouvidoria.

“Está muito complicado aqui hoje. Só tem um clínico e ele já falou que só vai atender casos gravíssimos. Muitas pessoas desistiram e foram embora e eu também, mesmo sentindo dor, terei de ir embora, porque não tenho previsão de ser atendida”, desabafou.

Uma outra mulher, que espera atendimento para sua filha, reclama da falta de pediatra no local. A menina teve de entrar na fila do clínico geral e a mãe está inconformada.

“Eles anunciaram no microfone que quem está com a pulseirinha verde provavelmente não vai ser atendido”, disse a moça, que não quis se identificar.

Os pacientes contam que, logo cedo, o quadro de médicos contava com dois nomes de ortopedistas, mas logo um deles foi apagado.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que dois clínicos e um ortopedista estão de plantão na emergência. Um clínico atende pacientes internados e o outro realiza atendimento de porta, restrito aos casos graves, com classificação vermelha e laranja. Os pacientes que recebem classificação verde (sem gravidade) após a triagem são informados de que o atendimento na emergência vai demorar e, se não quiserem esperar, são orientados a procurar os centros de saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?