DF: queda de energia tira do ar sistema da Secretaria de Saúde

Problema técnico foi identificado em serviços do ambiente Datacenter, que reúne controle de frequência e folhas de pagamento de funcionários

Felipe Menezes/MetrópolesFelipe Menezes/Metrópoles

atualizado 11/07/2019 14:59

Uma falha elétrica, com queda repentina de energia na manhã de quarta-feira (10/07/2019), afetou o Datacenter da Secretaria de Saúde. Com isso, alguns serviços ficaram fora do ar. Segundo a Coordenação Especial de Tecnologia da Informação em Saúde (Cetinf), o correio eletrônico institucional, o sistema de telefonia e o Forponto (ponto eletrônico) foram afetados, mas já voltaram a funcionar.

“As equipes estão trabalhando para recuperação do VPN (de internet interna)”, destacou a pasta, em nota. A falha foi informada por meio de comunicado enviado aos servidores da secretaria explicando a indisponibilidade dos serviços. Em decorrência do problema técnico, funcionários de todas as unidades de saúde do DF ficaram sem acesso a comandos administrativos da pasta, como controles de frequência, folhas de pagamento, escalas e comunicação interna.

Veja a íntegra do comunicado enviado aos gestores na noite dessa quarta-feira (10/07/2019):

Srs. gestores e usuários, boa noite,

Com o intuito de manter todos informados sobre a situação dos problemas técnicos no ambiente Datacenter da SES, que indisponibilizou alguns sistemas e serviços instalados naquele ambiente, informamos que mesmo após exaustivas tentativas para o restabelecimento dos serviços e sistemas, não obtivemos êxito.
Portanto, reiteramos a indisponibilidade de alguns serviços e sistemas entre eles: SISREF, Correio eletrônico, Forponto, VPN, entre outros.
A equipe CTINF retornará as ações no dia de amanhã, contudo, sem prazo para resolução, uma vez que as principais alternativas, para a resolução da problemática, foram esgotadas.

Qualquer alteração será informada a todos.

Atenciosamente,

Equipe CTINF

 

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o problema não afetou diretamente o atendimento dos pacientes de hospitais, já que o sistema de informação TrakCare, que reúne todos os dados de consultas, exames e histórico médico da rede pública, não foi atingido pela pane.

No dia 28 de junho, o sistema de Datacenter do GDF sofreu uma pane. A Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP) pediu à Polícia Civil que faça perícia para identificar a causa da problema. Foram atingidos equipamentos que armazenam os dados de todos os sites e sistemas hospedados na rede.

Em decorrência do incidente, os acessos aos sistemas e portais do governo ficaram indisponíveis durante a tarde e a noite de 28 de junho. Para solucionar o problema, foram acionadas equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SUTIC), do fornecedor e do fabricante do equipamento.

“Não descartamos a possibilidade de sabotagem, pois uma série de dispositivos de redundância e de pane não funcionaram, demandando ação imediata da equipe que conseguiu restaurar os serviços e eliminar a ameaça”, disse ao Metrópoles o secretário de Fazenda, André Clemente, na ocasião.

Últimas notícias