Covid: DF tem 19 mortes notificadas em 24 horas; média móvel aumenta

A Secretaria de Saúde afirmou que foram notificados 317.880 casos confirmados de Covid-19 – 1.699 casos novos em relação ao dia anterior

A média móvel de mortes por Covid-19 no Distrito Federal aumentou neste domingo (14/3): de 21,14 para 22,14. De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, foram notificadas 19 mortes.

A secretaria ainda afirmou que foram registrados 317.880 casos confirmados de Covid-19 (1.699 novos em relação ao dia anterior). Do total, 296.802 (93,4%) estão recuperados e 5.116 (1,6%) evoluíram para óbito.

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação dos especialistas no sentido de comparar a média móvel do dia com a de duas semanas antes. As oscilações no número de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos caracterizam invariabilidade.

Média móvel

Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem apresentar variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Para reduzir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete.

O nome “móvel” é porque varia conforme o total de óbitos dos sete dias anteriores.

1/4
Equipe médica transporta paciente em maca
Paciente e profissionais de saúde em frente ao Hran
Pessoa em UTI
Brasil vive o pior momento da pandemia