Covid-19: Secretaria de Saúde vai mapear circulação do vírus nas 34 RAs

Com cerca de 230 testados por RA, estudo vai mostrar a circulação do vírus no DF e ajudar governo a traçar novas estratégias de combate

atualizado 30/10/2020 10:25

Teste para Covid-19HUGO BARRETO/METRÓPOLES

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, na tarde dessa quinta-feira (29/10), a realização do primeiro inquérito sorológico dos casos de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, na população local. O levantamento indicará a porcentagem de infectados pelo vírus nas 34 regiões administrativas do DF.

“Esse estudo vai permitir que a gente possa mostrar, neste tempo de pandemia, como o vírus circulou no DF”, comentou Osnei Okumoto, secretário de Saúde. Com a expectativa de que saia ainda este ano, os dados permitirão ao governo traçar novas estratégias de combate à pandemia e, até, para atuar na prevenção de uma segunda onda de infecções, como ocorre em outros países.

0

Para realizar a testagem da população, a SES-DF contará com 10 mil exames de detecção da Covid-19, doados pelo Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). As instituições também disponibilizarão profissionais da saúde para auxiliar na aplicação dos testes.

Cada cidade da capital federal deve ter, aproximadamente, 230 pessoas testadas, escolhidas aleatoriamente e por sorteio. A Vigilância Epidemiológica do DF informou, ainda, que o estudo deve ocorrer periodicamente, para acompanhar a taxa de transmissão nas populações regionais. No último boletim divulgado, a SES-DF registrou 698 novos casos de Covid-19, atingindo a marca de 212.140 infecções da doença, com 3.670 óbitos.

Últimas notícias