Sábado no DF tem temperatura de 35°C e a leve esperança de chuva no domingo

Calor fez com que brasilienses procurassem o Lago Paranoá. Umidade bateu os 17% e pode cair ainda mais durante o dia

atualizado 19/09/2020 15:59

Igo Estrela/Metrópoles

O calor e a seca falaram mais alto e o brasiliense decidiu sair de casa neste sábado (19/9). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na hora do almoço, todas as regiões do DF registravam temperaturas acima de 31°C.

Na orla da Ponte JK, dezenas de pessoas tentaram fugir da umidade na casa dos 17% e praticavam stand up paddle, andavam de pedalinho ou até mesmo davam um mergulho. Na sexta-feira (18/9), os termômetros chegaram a bater os 34°C, a mais alta temperatura do ano.

0

Ao longo do dia, a expectativa é que fique ainda mais quente. Segundo o meteorologista Heráclio Alves, o calor pode chegar a 35°C. “Ontem [sexta, 18/9] foi o dia mais quente do ano, e a expectativa é que continue assim: poucas nuvens e muito calor”, explica.

Segundo ele, há uma remota possibilidade de chuva na noite deste domingo (20/9), mas as chances maiores são a partir de segunda (21/9). “Os indicadores são mais claros a partir dessa data”, afirma.

Enquanto o calor e a baixa umidade não dão trégua ao brasiliense, alguns cuidados são essenciais.

As principais recomendações da Defesa Civil durante a época de seca são evitar a prática de atividades ao ar livre no período das 10h às 17h, aumentar a ingestão de líquidos, não tomar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, descartar o uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar. Crianças e idosos precisam de atenção especial, pois são os mais afetados.

Últimas notícias