metropoles.com

Reservatório de Santa Maria supera a meta de dezembro

Nesta terça-feira (26), o nível de água marcou 28,5%, ultrapassando a média de 26%. Curva para os primeiros meses de 2018 está definida

atualizado

Compartilhar notícia

Toninho Tavares/Agência Brasília
barragem santa maria/torto
1 de 1 barragem santa maria/torto - Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Há poucos dias para acabar o mês, o reservatório de Santa Maria supera a média esperada para dezembro. Nesta terça-feira (26/12), o nível de água na represa marcou 28,5% — o esperado era de 26%. No entanto, os cuidados para economia de recursos hídricos devem continuar.

De acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), a captação no Santa Maria tem sido fortalecida com a chuva mais intensa este ano e com o volume mais abundante de água do Ribeirão do Torto. Tudo isso somado ao programa de economia de consumo que o governo adotou.

Numa época como esta, em que tem chovido bastante, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) retira maior volume do ribeirão, o que mantêm o nível do reservatório mais estável

Paulo Salles, diretor-presidente da Adasa

As novas metas mensais da curva de acompanhamento para o reservatório de Santa Maria foram divulgadas. A resolução nº 28 foi publicada nesta terça (26) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O manancial do Santa Maria é responsável pelo abastecimento da maior parte do Plano Piloto de Brasília, do Lago Sul e da região do Paranoá.

Os níveis mínimos de volume estipulados valem para o período de dezembro de 2017 a maio de 2018. De acordo com a projeção, as metas para os primeiros meses do ano são:

Janeiro: 28%
Fevereiro: 36%
Março: 41%
Abril: 46%
Maio: 47%

As porcentagens são definidas por critérios como precipitação e vazão dos afluentes, aferidas semanalmente pela Adasa. Para Salles, as curvas de acompanhamento são cheias de incertezas, pois não há como prever um período de chuvas a longo prazo. No entanto, a autarquia trabalha com três cenários possíveis:

com o ciclo de chuvas nos próximos meses semelhante ao dos primeiros cinco meses de 2017
com 20% a menos de chuvas no referido período
com 20% a mais de chuvas

Previsão para 2018 é de chuvas na média
Pelas projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os primeiros meses de 2018 terão chuvas dentro da média.

De acordo com o instituto, é esperada para janeiro uma precipitação de 247,4 milímetros. Já em fevereiro, a quantidade de chuva deve atingir a média de 217,5 milímetros. Em março, o esperado é de 180,6 milímetros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?