A celebração de Corpus Christi começou cedo nesta quinta-feira (31/5), na Esplanada dos ministérios, onde se concentram as principais atividades da data. Antes das 6h, os católicos iniciaram a confecção do tradicional tapete por onde passará a procissão, no final da tarde. São esperados milhares de fiéis.

Ainda pela manhã, terá a Corrida de Corpus Christi que também traz a modalidade de patins in-line, com percursos de 10 km e 21 km, além de três opções de corrida: 2,5 km, 5 km e 10 km. Esse é o terceiro ano da atividade esportiva.

A programação retorna no período da tarde, a partir das 15h, com diversas apresentações artísticas, momentos de oração e preparação para a missa, que terá início às 17h. Haverá ainda atendimento de confissão para os fiéis.

A procissão será realizada ao final da celebração e irá percorrer o primeiro quadrilátero da Esplanada, em frente à Catedral Metropolitana. Na ocasião, serão concedidas três bênçãos. A primeira para os doentes, a segunda aos governantes e a terceira às famílias.

A data é considerada uma das mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e do corpo de Jesus Cristo.

Novidade
Uma capela com a exposição do Santíssimo foi montada e ficará aberta durante toda a manhã. Assim, aqueles que estiverem na Esplanada para a montagem do tapete ou apenas para prestigiar a preparação do evento terão a oportunidade de realizar a adoração a Jesus Sacramentado, sem necessidade de sair do local onde ocorrerá a festa.

Os que quiserem ajudar na montagem também podem se voluntariar. Os materiais e as instruções serão fornecidos no local.

Trânsito e infraestrutura
O trânsito será modificado durante todo o dia. Pela manhã e até a hora da procissão, três faixas da Via S1 e N1 ficarão interditadas para a circulação de veículos.

No momento da procissão, todas as faixas das Vias S1 e N1 ficarão fechadas para a passagem do cortejo. A alternativa será utilizar as vias anexas aos ministérios.

O local conta com uma forte infraestrutura com tenda de saúde, água potável, banheiros químicos e a presença do Detran, Bombeiro Civil e particular, Polícia Civil e Polícia Militar. Durante todo o dia também haverá a venda de alimentos.