Reforma de passagem subterrânea da Asa Sul é entregue. Saiba mais

A estrutura se soma às obras já entregue em outras quadras. As reformas fazem parte do projeto de recuperação das 16 travessias da região

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Novacap
passagem subterrânea
1 de 1 passagem subterrânea - Foto: Divulgação/Novacap

A Novacap entregou, nessa semana, a reforma da passagem subterrânea da 104 Sul. A ação faz parte do projeto de recuperação das 16 travessias subterrâneas do Plano Piloto.

A estrutura se soma às obras já entregue nas quadras da 102 Sul, da 103 e da 104 Norte.

As obras incluem pintura, recomposição do piso, substituição de grelhas danificadas, manutenção da iluminação e limpeza geral. A próxima quadra a ser reformada será a da 106 Sul.

Vandalismo

Em nota, a Novacap reforçou o apelo à comunidade para preservar os espaços revitalizados, evitando pichação, descarte irregular de lixo e estacionamento de veículos nas áreas de acesso.

Na segunda-feira (13/10), pichadores vandalizaram novamente a passagem já reformada da 103 Norte. No local, picharam mensagens provocando as autoridades: “Nóis pixa e vocês pinta, vamo ver quem tem mais tinta (sic)”.

Projeto de revitalização das passagens

De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, a ação reforça o compromisso do GDF com a preservação dos espaços públicos e o combate ao vandalismo. “As passagens subterrâneas são exemplos claros de locais que sofrem com depredações — nosso trabalho é recuperá-las e evitar que sejam novamente vandalizadas”, afirmou.

As obras começaram no primeiro semestre de 2025 e devem continuar ao longo dos próximos meses, contemplando todas as passagens subterrâneas do Plano Piloto.

Além das melhorias estruturais, está em andamento o processo de contratação de câmeras de monitoramento e implantação de rondas regulares de vigilância nos acessos subterrâneos.

A medida será executada por meio de convênio entre a Novacap e a Secretaria de Segurança Pública, garantindo manutenção e monitoramento contínuos.

A ideia da Novacap é implementar um sistema de vigilância 24 horas e fazer a reposição imediata de qualquer item danificado. “Queremos manter as passagens limpas, seguras e bem cuidadas para o cidadão”, reforçou Fernando Leite.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?