metropoles.com

Projeto Viva W3 libera cruzamento para veículos a partir de domingo

Abertura ao esporte e lazer aos domingos e feriados é uma das ações do GDF de revitalização da avenida comercial

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
W3 sul é interditada para veículos e aberta para o lazer pela primeira vez
1 de 1 W3 sul é interditada para veículos e aberta para o lazer pela primeira vez - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Lançado em junho deste ano, inspirado no Eixão do Lazer, o Projeto Viva W3, que impedia a circulação de veículos aos domingos e feriados pela via, passará por mudanças. A partir deste domingo (25/10), o cruzamento entre as quadras 506/706 e 507/707 da W3 Sul passa a ser aberto ao trânsito de veículos.

A medida tomada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Governo e do Departamento de Trânsito (Detran), permitirá o acesso às quadras 300 e 100 da Asa Sul, sem bloquear o funcionamento da via voltada à prática de esporte e lazer aos domingos e feriados.

A interrupção do trânsito de veículos entre as quadras 503/703 e 515/915 Sul – e o desvio das rotas do transporte coletivo para as vias W4 e W5 Sul, das 6h às 17h – foi uma medida destinada a abrir mais um espaço de recreação para a população durante a pandemia.

“O projeto, desde o início, foi construído com a participação de toda a comunidade. Foi uma experiência e, assim como as experiências, está sujeita a ajustes, quando se mostram necessários, atendendo às mudanças de cenários”, explica a secretária executiva de Políticas Públicas da Secretaria de Governo, Meire Mota.

0
Segurança

Para garantir a segurança de quem transitar pela via, o Detran prepara uma campanha educativa com servidores da Diretoria de Educação do órgão e reforça o efetivo no cruzamento onde o trânsito de veículos será liberado a partir de domingo.

Painéis luminosos de mensagem indicando a interrupção do fluxo para a passagem de carros e motos também serão instalados. A travessia dos pedestres e ciclistas estará restrita a uma das pistas.

“Os veículos, a gente consegue controlar só com os semáforos; já as pessoas, nesse caso, nos exigirão mais atenção”, explica o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Luciano Lahm.

Na tarde desta quarta-feira (21/10), representantes do governo e do setor produtivo do DF reuniram-se para discutir e receber sugestões no projeto de revitalização da W3 Sul.

Participaram os presidentes do Sindivarejista, Edson de Castro; do Sindisuper, Gilmar Pereira; do Sindhobar, Jael Antônio da Silva; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Carlos Magalhães Pinto; e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Francisco Maia.

Compartilhar notícia