metropoles.com

Prazo para migração do fundo de pensão de servidores da CEB acaba nesta 3ª

Trabalhadores da empresa têm 4 opções à disposição e podem indicar sua preferência até às 23h59 desta terça-feira (30/06)

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
CEB
1 de 1 CEB - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Termina nesta terça-feira (30/06), às 23h59, o prazo para os trabalhadores, aposentados e pensionistas da Companhia Energética de Brasília (CEB) realizarem a migração no fundo de pensão pela Fundação de Previdência dos Empregados da CEB (Faceb).

A estatal era uma das poucas que tinha fundo vitalício, mas também criou novas opções aos servidores. De acordo com a Faceb, o Plano Benefício Definido (BD) esteve aberto para adesões até 2005. Em 2007, foi disponibilizada nova modalidade para quem ingressasse na CEB a partir daquele ano: o Cebprev. Com o passar dos anos, o Plano BD acumulou déficits, até que em 2018 todos que faziam parte dele foram obrigados a contribuir para equacionar o déficit do exercício de 2016.

Segundo a companhia, baseadas em estudos consistentes, as Estratégias Previdenciais foram criadas para dar aos participantes e assistidos a opção de migrar para os Planos Cebprev (CD) ou Faceb-Saldado. Todos os atuais membros do Plano BD poderão escolher uma das quatro alternativas abaixo durante o período de opção:

1) migrar 100% de suas reservas para o Cebprev;
2) migrar 100% de suas reservas para o Faceb-Saldado;
3) migrar 50% para o Cebprev e 50% para o Faceb-Saldado;
4) permanecer no plano atual (Plano BD).

A migração é opcional e pôde ser feita no período de 1º de maio até esta terça-feira (30/06). Quem já possui o Plano Cebprev, além do BD, pode migrar as reservas que hoje estão no Plano BD, escolhendo uma das quatro opções disponíveis.

A simulação está disponível neste site: https://www.estrategiasfaceb.com.br/

 

0
Plano voluntário

“A migração é uma saída para as dívidas crescentes do Plano BD e, ao mesmo tempo, preserva a complementação de aposentadorias e pensões de forma sustentável. Esse projeto é uma opção. É voluntário. A pessoa escolhe se quer fazer ou não”, explicou o presidente da Faceb, Marco Antonio Vieira.

Como a migração é voluntária, não há um número exato de quantas pessoas devem aderir. Mas, de acordo com a Faceb, 2,1 mil pessoas já foram atendidas e registraram suas preferências, um número considerado alto pela entidade.

Sindicato critica

De acordo com o diretor do Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (Stiu-DF) João Carlos Dias,  o grande problema do processo foi o curto tempo para a migração, além de fazê-lo em pleno período da pandemia do novo coronavírus.

“Enquanto sindicato, tentamos de todas as formas preservar o plano BD. Propomos equacionamento de 50%, mas isso foi desconstruído pela empresa”, disse. Prevaleceu o interesse da CEB. Achamos o processo angustiante.  Nós não pudemos nos reunir para discutir o assunto em pleno período de isolamento social e isso prejudicou o esclarecimento do processo”, acrescentou João Carlos Dias.

Ainda segundo o sindicato, os eletricitários tentaram prorrogar o prazo, mas o pedido não foi acatado. “A gente queria possibilitar o embasamento maior das pessoas para a tomada de decisão. A Faceb foi incessível e fomos ao judiciário, que também  não entendeu dessa forma”, ressaltou Dias.

O prazo final continua sendo hoje e nós lamentamos que ele tenha sido mantido e o processo carecido de mais aprofundamento e discussão por parte dos trabalhadores e aposentados. Muita gente está tendo que fazer uma opção sem entender direito o que está acontecendo

João Carlos Dias, diretor do Stiu-DF

O Stiu-DF também fez uma notificação judicial no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) para resguardar a todos participantes e assistidos do plano BD da Faceb o direito de rediscutir e questionar, inclusive judicialmente, a eventual opção pela migração de plano, posteriormente.

Segundo o presidente da Faceb, Marco Antonio, não faltou informação nos canais oficiais da Fundação e o período de migração foi o suficiente. “Eles tentaram de todas as formas que o processo fosse prorrogado, inclusive na Justiça, e não conseguiram”, concluiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?