metropoles.com

Prazo para garantir vaga pelo Telematrícula termina nesta terça (23)

Registro pelo 156 para o próximo ano letivo pode ser feito até amanhã. E cadastro pela internet, até o dia 31. Procura é pequena e preocupa

atualizado

Compartilhar notícia

Dênio Simões/Agência Brasília.
telematrícula
1 de 1 telematrícula - Foto: Dênio Simões/Agência Brasília.

O Telematrícula (telefone 156), serviço para o registro de inscrições de estudantes na rede pública de ensino, somente estará disponível até esta terça-feira (23/10). Já a matrícula dos alunos pode ser feita pela internet até o próximo dia 31/10, de acordo com a Secretaria de Educação (SEE). As inscrições online foram abertas no dia 18 de setembro passado.

A questão é que a procura tem sido abaixo do esperado. Até agora, o número de novos inscritos no Telematrícula está pouco abaixo de 23 mil alunos. Índice pequeno se comparado com o total de matrículas registrado para este ano, que atingiu o total de 33.986 alunos. O próximo período letivo começa em fevereiro de 2019.

A baixa procura pode resultar em duas situações nada agradáveis para pais e filhos: crianças e adolescentes matriculados em escolas longe de casa e, também, em filas nos colégios no início do ano que vem. Pais e mães de estudantes que já estudam nas escolas do Distrito Federal não precisam realizar a inscrição, pois, para os alunos já matriculados, o procedimento será divulgado em outubro, por cada unidade.

“É importantíssimo que as famílias ou os responsáveis que desejam matricular os filhos na rede publica de ensino procurem os nossos canais o mais breve possível”, afirma a subsecretária da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav), Cláudia Barreto.

Ano atípico
De acordo com ela, trata-se de “um ano atípico” e a demora para buscar uma vaga pode ser explicada por questões como desmotivação ou busca pela escola particular. “O que a gente espera é que todo mundo que deseje uma vaga se inscreva nesse período. A prioridade para a escolha da escola é para quem se inscrever agora. Isso ajuda no planejamento, mas vamos dar um jeito, com certeza”, garante.

Para realizar a inscrição, os responsáveis precisam informar apenas o nome completo do estudante, CPF, data de nascimento e o nome da mãe. O interessado também precisa inserir o CEP do endereço de residência ou do trabalho de um dos pais, de acordo com o que considerarem mais conveniente.

As crianças e adolescentes serão direcionadas a escolas próximas ao endereço informado, mas não haverá direito de escolha da instituição. O ato de inscrição não garante a matrícula. “São dois momentos diferentes. A efetivação irá ocorrer de forma presencial, após a divulgação do resultado, em 20 de dezembro”, explica.

Alunos já matriculados têm garantido o direito de passar para a série seguinte na mesma escola. Em casos nos quais o estudante conclui um ciclo de ensino e precisa mudar de instituição, prevalece o critério do CEP. Portanto, quem concluiu o ensino fundamental será remetido ao Centro de Ensino Médio mais próximo.

Segundo a Secretaria de Educação, mesmo não tendo sido contemplado com a escola onde deseja que o filho estude, os pais devem efetivar a matrícula, no início do ano, na unidade selecionada. A partir da matrícula, o estudante passa a fazer parte da rede. Então, a recomendação é matricular e solicitar a transferência, condicionada à disponibilidade de vagas.

Serviço:

Educação infantil e ensinos fundamental e médio
Telematrícula (156), até esta terça-feira (23/10)
Site www.se.df.gov.br, até 31/10

Creches (crianças de 0 a 3 anos)
Telematrícula (156), o ano inteiro, 24h/dia

Remanejamento
Na própria escola, a partir desta segunda-feira (22/10) a 1º de novembro

Resultados
Pelo site www.se.df.gov.br, a partir de 20/12

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?