*
 

A Praça Lucio Costa, em frente ao Conjunto Nacional, foi reinaugurada na noite desta terça-feira (13/3). Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, a área foi revitalizada, ganhou novo piso, iluminação e foi reaberta ao público. Os trabalhos tiveram o cuidado de preservar o modelo projetado pelo urbanista Lucio Costa na construção de Brasília.

O jardim também passou por manutenção. O objetivo, com as obras, foi resgatar o projeto original e oferecer mais segurança e conforto a quem circula no local. A infraestrutura foi custeada pelo Conjunto Nacional. No total, foram destinados cerca de R$ 800 mil para a revitalização. O projeto foi desenvolvido pelo paisagista Fábio Camargo, sob coordenação da equipe de arquitetura do shopping.

Toda a reforma foi supervisionada e aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação e pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Postes
A iluminação pública ficou a cargo do GDF. Com investimento de R$ 160 mil, foram instalados 17 postes de aço com 5 metros de altura e 18 luminárias do tipo de multivapor metálico — com potência de 250 watts.

As melhorias integram a revitalização da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto, área com cerca de 100 mil m².

A região é de grande importância para a população do DF e Entorno, por estar localizada no centro de Brasília e ser de grande circulação de pedestres e veículos. Por lá, mais de 700 mil pessoas passam todos os dias.

 

 

COMENTE

revitalizaçãoconjunto nacionalPraça Lucio Costa
comunicar erro à redação

Leia mais: Distrito