metropoles.com

Sites do governo ajudarão a encontrar pessoas desaparecidas

Determinação obedece ao estabelecido por lei sancionada por Rollemberg

atualizado

Compartilhar notícia

Dentro de 90 dias, todos os sites de órgãos e entidades públicas de Brasília deverão ter atalhos que encaminhem o internauta para uma base de dados do governo federal com fotografias e informações sobre pessoas desaparecidas. A determinação obedece ao estabelecido pela Lei nº 5.537, de 8 de setembro de 2015, de autoria do deputado distrital Bispo Renato (PR) e sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg.

De acordo com a assessoria do parlamentar, a iniciativa foi motivada pelo fato de nenhuma instituição pública destinar espaço em sua página de internet para tal finalidade. A Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) coloca fotos de pessoas com paradeiro desconhecido nas contas de água, mas não as divulga no site.

O portal Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos existe desde fevereiro de 2010 e é fruto de parceria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com o Ministério da Justiça. Tem ainda o apoio da Rede Nacional de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos, formada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, por entidades não governamentais, pelas secretarias de Segurança Pública dos estados, por organismos internacionais e universidades, entre outros.

Outras leis sancionadas
A regulamentação foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (9), que também trouxe as Leis nº 5.538 e nº 5.539, ambas de 8 de setembro e de autoria do Executivo local.

A primeira transfere à Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) a exclusividade para licitar, contratar e fiscalizar a execução de obras e serviços em áreas e bens imóveis destinados à prestação de serviços públicos. Anteriormente, a empresa dividia essa responsabilidade com a Agência de Desenvolvimento (Terracap).

Já a última lei publicada hoje (9) autoriza a doação à União de terreno localizado na Área Especial nº 2 da Quadra 12, em Sobradinho. O lugar será destinado ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para a construção de nova sede da promotoria de Justiça da região, ainda sem previsão de início.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?