metropoles.com

Secretaria de Comunicação do DF terá mais autonomia até o fim do mês

A pasta comandada por Paulo Fona será transformada em Secretaria de Estado e deixará de ser vinculada à Governadoria

atualizado

Compartilhar notícia

Mauro Mattos/Palácio Piratini
Porto Alegre – RS 11/04/2007 O secretário de Comunicação Social, Paulo Fona concede entrevista coletiva à imprensa sobre a saída do secretário de Segurança, Enio Bacci. Foto: Mauro Mattos / Palácio Piratini.
1 de 1 Porto Alegre – RS 11/04/2007 O secretário de Comunicação Social, Paulo Fona concede entrevista coletiva à imprensa sobre a saída do secretário de Segurança, Enio Bacci. Foto: Mauro Mattos / Palácio Piratini. - Foto: Mauro Mattos/Palácio Piratini

A Secretaria de Comunicação do DF terá mais autonomia até o fim de março. Hoje vinculada à governadoria, a intenção é que a pasta se torne independente. Projeto aprovado pela Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão prevê remanejamento de cargos e a criação de uma Subsecretaria de Administração Geral (Suag) própria. O que significa mais autonomia para a comunicação, uma das maiores dificuldades vividas hoje pela pasta. Sem a caneta na mão, o secretário de Comunicação se torna uma figura decorativa.

Dentro da governadoria estão: a Casa Militar, a consultoria jurídica, o gabinete do governador, a comunicação e a Casa Civil. Entre elas, somente a última tem status de Secretaria de Estado. Por isso, a Suag da Casa Civil controla e administra os R$ 99 milhões de publicidade da Comunicação, por exemplo. Com a independência, isso seria gerenciado dentro da própria pasta.

Para a nova estrutura funcionar, serão remanejados funcionários da governadoria e da Casa Civil. Como o GDF não pode contratar, dificilmente a Seplag autorizaria qualquer mudança que signifique gastos a mais. Por isso, os arranjos serão feitos internamente.

Hoje a Secretaria de Comunicação do GDF tem 112 funcionários. Dentro dela, estão quatro subsecretarias: a de publicidade; de divulgação (onde está a Agência Brasília); de relações com a imprensa e de interação social (redes sociais, site e roda de conversa).

A pasta teve, ao longo do governo, quatro titulares diferentes. Em fevereiro, o ex-porta voz de Joaquim Roriz Paulo Fona assumiu o lugar de Luciano Suassuna. Fona já era consultor de Rodrigo Rollemberg (PSB) nos bastidores e veio com a missão de mudar a imagem do governador, com divulgações positivas do governo. Ele já tem status e salário de secretário, mas a autonomia ainda é da Casa Civil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?