O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) foi condenado, nesta segunda-feira (11/3), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), por veiculação de duas inserções contra Ibaneis Rocha (MDB) na campanha eleitoral de 2018. O socialista terá de pagar multa de R$ 50 mil por cada divulgação, totalizando R$ 100 mil.

Na petição inicial, o atual governador havia pedido apenas o direito de resposta, mas o Pleno julgou que o objeto da matéria foi perdido com o término das eleições. Com isso, os desembargadores definiram uma nova pena a Rollemberg. Após empate, no voto de minerva da presidente Carmelita Brasil, a decisão foi pela aplicação das multas.

A filha e advogada do ex-governador, Gabriela Rollemberg, disse que irá recorrer da decisão. “A defesa vai interpor o recurso cabível, pois entende que não houve descumprimento de qualquer decisão da Justiça Eleitoral”, garantiu a defensora.

Caso a decisão seja mantida pelo TRE-DF, Rollemberg poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se perder em todas as instâncias, o dinheiro será destinado ao fundo eleitoral.