metropoles.com

Primeira ação da CPI do Feminicídio tem visita de cortesia à PCDF

Em encontro, diretor-geral apresentou protocolos do Distrito Federal para a resolução de casos de violência contra a mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Priscilla-Whendy/CLDF
CPI-Priscilla-Whendy-CLDF
1 de 1 CPI-Priscilla-Whendy-CLDF - Foto: Priscilla-Whendy/CLDF

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito do Feminicídio (CPI do Feminicídio) da Câmara Legislativa se reuniram, nesta quarta-feira (06/11/2019), com a cúpula da Polícia Civil para apresentar o colegiado e estreitar as relações antes do início dos trabalho. A primeira reunião deliberativa ocorre nesta quinta-feira (07/11/2019), às 14h.

Durante a visita de cortesia ao diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, os distritais Telma Rufino (Pros), Claudio Abrantes (PDT), Fábio Felix (PSol) e Eduardo Pedrosa (PTC) ressaltaram a importância de um trabalho conjunto com a instituição, a fim de construir políticas públicas de prevenção e combate aos crimes praticados contra a mulher, em virtude do gênero.

A equipe da PCDF apresentou os protocolos de atuação e destacou ser uma das oito unidades da Federação com protocolo específico de conduta para os casos de feminicídio. Considerado um dos melhores do país, o modelo distrital será aplicado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Telma Rufino, que presidirá os trabalhos, parabenizou a atuação da Polícia Civil na elucidação dos crimes e reforçou a necessidade de um trabalho conjunto para a construção de um relatório consistente e que colabore para a o combate aos crimes.

“Reconhecemos o trabalho da Polícia Civil, que solucionou 100% dos casos no Distrito Federal. Mas não podemos fechar os olhos para o elevado número de mulheres assassinadas esse ano. Isso não nasce da noite para o dia, ele é filho da violência doméstica e por isso temos que trabalhar, principalmente a educação e no acolhimento das mulheres vítimas de agressão”, explicou a presidente.

O relator da CPI do Feminicídio, deputado Fábio Felix, informou que apresentará os primeiros requerimentos para coleta de dados e convocação de pessoas na reunião a ser realizada nesta quinta-feira, na Câmara Legislativa.

“É importante que a comissão tenha acesso a todos os dados que vão balizar as nossas decisões. No primeiro momento, precisamos conhecer as estatísticas acerca dos feminicídios tentados e consumados, além de compreender melhor como se dá o atendimento às mulheres vítimas de violência no DF”, completou Felix.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?