*
 

O advogado João Pedro Ferraz (PPL), o jurista Marcelo Neves (PT) e o servidor público aposentado Chico Sant’Anna (PSol) são os candidatos do Distrito Federal ao Senado entrevistados pelo Metrópoles nesta sexta-feira (14/9). O portal dá continuidade à série de entrevistas com os pretensos parlamentares.

A primeira conversa será com João Pedro Ferraz, às 14h. Logo em seguida, às 15h, Marcelo Neves é quem responde às perguntas da equipe do portal. O último entrevistado é Chico Sant’Anna, às 16h. O bate-papo terá duração de 25 minutos, com transmissão ao vivo pelo Facebook.

Como estreante na corrida eleitoral, João Pedro Ferraz quer representar os direitos e interesses dos trabalhadores e do movimento sindical no Congresso. Ele integra a chapa encabeçada pelo candidato ao Palácio do Buriti emedebista, Ibaneis Rocha.

Entre suas principais bandeiras, estão revisão da reforma trabalhista e do projeto de reforma previdenciária, fim da terceirização, geração de emprego e incentivos ao microempreendedorismo.

Marcelo Neves, também estreante, entrou na disputa eleitoral sob aval do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, que lhe escreveu uma carta da prisão. O líder petista cumpre pena de 12 anos e 1 mês de reclusão, após ser condenado no caso do triplex no Guarujá (SP).

O docente da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) compõe a chapa puro-sangue petista, cujo candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) é Júlio Miragaya (PT). Marcelo Neves foi autor de parecer contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes entregue ao Senado.

Diferentemente dos adversários, Chico Sant’Anna está em sua terceira candidatura. Em 2010, disputou uma vaga ao Senado Federal e, em 2014, à Câmara Legislativa (CLDF). Obteve 16.486 e 919 votos, respectivamente. 

Chico atuou como jornalista e documentarista da TV Senado entre 1992 e 2016. Além de integrar o funcionalismo federal, teve passagens em movimentos sindicais. O candidato ao Senado Federal participa da coligação que tem como líder Fátima Sousa (PSol).

João Pedro Ferraz, Marcelo Neves e Chico Sant’Anna têm 1% das intenções de voto, conforme aponta pesquisa Metrópoles/FSB. Cristovam Buarque (PPS), com 24%, e Leila do Vôlei (PSB), com 23%, lideram a disputa pelas duas vagas no Senado. Izalci Lucas (PSDB), com 17%, Chico Leite (Rede), com 13%, e Wasny de Roure (PT), com 9%, vêm em seguida.

Entrevistas
Metrópoles começou nessa quinta-feira (13/9) a série de entrevistas com candidatos da capital da República ao Senado. Foi entrevistado anteriormente Hélio Queiroz (PP).

Programe-se
João Pedro Ferraz (PPL), às 14h
Marcelo Neves (PT), às 15h
Chico Sant’Anna (PSol), às 16h